Siga o OTD

Atletismo

Leticia Oro Melo vai à final do salto em distância no Mundial

Leticia Oro Melo faz melhor marca da carreira e se classifica para a final do salto em distância no Mundial

Leticia Oro Melo Mundial de Atletismo
Leticia Oro Melo em ação (Foto: Carol Coelho/CBAt)

A brasileira Leticia Oro Melo se classificou para a final do salto em distância feminino no Mundial de Atletismo de Oregon, nos Estados Unidos. Após queimar duas tentativas, ela conseguiu marcar 6,64m na terceira rodada para estabelecer seu novo recorde pessoal e ficar com a última vaga à decisão. A também brasileira Eliane Martins marcou 6,38m e não avançou.

+ Thiago Braz vai à final do salto com vara no Mundial de Oregon

A classificação de Leticia foi no limite. Fazendo sua primeira participação em um Campeonato Mundial, a atleta de Joinville, de 24 anos, queimou suas duas primeiras tentativas. Ela foi para o tudo ou nada na terceira e última rodada, precisando fazer próximo à melhor marca de sua vida para ir à final. E foi o que conseguiu: em um belo salto, marcou 6,64m e superou em um centímetro seu antigo recorde pessoal.

Com a marca, Leticia pegou a 12ª vaga para a final, ficando 3cm acima da norte-americana Jasmine Moore, que estava classificada até então. Ao todo, 27 atletas participaram da eliminatória. Seis atletas conseguiram qualificação automática para a final, ao anotar 6,75m, entre elas a alemã Malaika Mihambo, atual campeã olímpica, a nigeriana Ese Brume e a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk.

A final do salto em distância será realizada neste domingo (24), às 17h50, no horário de Brasília. No mesmo horário, também ocorrerá a final do salto com vara masculino, com a presença do medalhista olímpico Thiago Braz. Este será o último dia do Mundial de Atletismo.

Eliane Martins não avança

Eliane Martins Mundial de Atletismo
Eliane Martins disputou seu quinto Mundial (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Outra brasileira na disputa, Eliane Martins não conseguiu passar pelas eliminatórias do salto em distância. Ela anotou 6,33m e ficou na décima colocação em seu grupo e na 21ª posição geral. A brasileira anotou 6,06m em seu primeiro salto, queimou o segundo e marcou 6,33m na terceira e última tentativa. Aos 36 anos, Eliane participou de sua quinta edição de Mundial Outdoor. Ela foi finalista em Londres-2017, terminando em 11º lugar.

Ketiley Batista eliminada nos 100m com barreiras

Outra brasileira em ação na tarde deste sábado no Mundial de atletismo foi Ketiley Batista, nos 100m com barreiras. Competindo na eliminatória, ela marcou 14s22 e ficou na sétima e última colocação da segunda bateria e, assim, não conseguiu avançar à semifinal.

Na prova, Ketiley não teve uma boa saída e ficou para trás logo nos primeiros metros. A brasileira viu as adversárias abrirem diferença ao longo da prova e ainda tropeçou na penúltima barreira, o que prejudicou ainda mais seu resultado. Esta foi sua pior marca na temporada.

Ketiley Batista Mundial de Atletismo
Ketiley Batista teve o pior tempo entre as atletas que completaram a eliminatória (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Atual campeã olímpica, a porto-riquenha Jasmine Camacho-Quinn venceu a bateria com 12s52. A bahamense Devynne Charlton ficou em segundo com 12s69, enquanto a suíça Noemi Zbaren terminou em terceiro, com 13s00. Apenas as três primeiras colocadas avançaram para as semifinais do Mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Natural de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, Ketiley Batista tem 23 anos recém completos. Ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando também não passou das eliminatórias dos 100m com barreiras. Sua melhor marca pessoal na prova é 13s00, feito em abril de 2021.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo