Siga o OTD

Triatlo

Miguel Hidalgo é o melhor brasileiro na etapa de Montreal da Série Mundial

Na estreia do novo formato, Miguel Hidalgo terminou com a 11ª colocação geral e foi o melhor do Brasil na etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo

Miguel Hidalgo Etapa de Lisboa
Instagram Miguel Hidalgo

Nova etapa, novo formato. Na disputa da etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo, foi testado o um novo formato para a competição, o eliminator. Com ele, o melhor resultado do país ficou com Miguel Hidalgo, que terminou na 11ª colocação. Manoel Messias e Vittoria Lopes também competiram neste sábado (14).

-Com 13 olímpicos, equipe do Mundial de piscina curta e definida no José Finkel

Como funciona o eliminator

Eliminator é um novo formato intenso que ocorre ao longo de dois dias e ao longo de um percurso super-sprint: 300m de natação, 7,2 km de bicicleta, 2 km de corrida. Até 60 atletas foram sorteados em duas eliminatórias no primeiro dia. Os dez primeiros de cada qualificatória avançaram para o dia seguinte. Além dos 20 atletas, mais 10 competidores se classificaram para o segundo e decisivo dia através de uma repescagem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Todos os 30 atletas classificados para a rodada final no segundo dia de competição. Todos os 30 competidores largam para uma primeira bateria no 2º dia e os 10 últimos que cruzarem a linha de chegada são eliminados. Na segunda bateria do dia participam os 20 atletas que ainda disputam o torneio e novamente os 10 últimos que terminarem a prova são eliminados. Por fim, em uma terceira bateria, agora com apenas os 10 melhores classificados, se conhece o campeão.

Como foi o dia

Na primeira bateria masculina, MIguel Hidalgo e Manoel Messias conseguiram avançar. Na disputa, Miguel terminou com o tempo de 21min54s e foi o sétimo melhor classificado, avançando para a segunda bateria da final. Da mesma maneira, Manoel Messias fechou o primeiro estágio do dia decisivo da etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo com a marca de 21min57s, ficando com a 20ª posição e a última vaga para a segunda bateria.

Nela, os dois brasileiros não foram bem. Na disputa somente os 10 primeiros avançavam de fase e Miguel Hidalgo ficou de fora por uma posição. Ao terminar com a marca de 21min37s, o triatleta do Brasil foi o 11º a cruzar a linha de chegada e foi eliminado. Já Manoel Messias completou a prova com a marca de 24min12s e repetiu o 20º lugar.

A primeira brasileira a participar da etapa de Montreal da Série Mundial de triatlo foi Vittoria Lopes. Como era esperado, a brasileira foi a melhor na natação, terminando com 3min55s e saindo para a transição para o ciclismo em primeiro. Contudo, assim como aconteceu no sábado, Vittoria perdeu posições no ciclismo, indo para a corrida como a oitava colocada. Na terceira parte, que é a mais difícil para Vittoria, a representante do Brasil acabou sentindo o ritmo e terminou em 22º lugar.

Mais em Triatlo