Siga o OTD

Triatlo

Vittoria Lopes ajusta corrida durante a pandemia para Tóquio

Treinando no Colorado, triatleta tem se dedicado ao seu ponto fraco na modalidade

Vittória Lopes no triatlo coronavírus
Vittoria Lopes, do triatlo, rumo a Tóquio 2020 (Instagram/vittorialopes)

Aos 23 anos, Vittoria Lopes é um dos nomes mais fortes do triatlo brasileiro na atualidade. Na modalidade há cerca de seis anos, a atleta, que veio da natação, tem usado o período de quarentena para lapidar seu desempenho nas modalidades que englobam o esporte. “Estou correndo melhor, está dando resultado”, afirmou, em live no Instagram do Olimpíada Todo Dia.

Medalha de prata na disputa individual e ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Vittória Lopes tinha uma diferença de desempenho nas três modalidades do triatlo. Vinda da natação, a triatleta vai bem na parte nadada e no ciclismo. Contudo, na corrida, a brasileira vê o seu ritmo cair e acabava perdendo tempo e posições nas competições.

Vittória Lopes e Luisa Duarte, medalhistas no triatlo dos Jogos Pan-Americanos
Vittória Lopes e Luisa Duarte, medalhistas no triatlo dos Jogos Pan-Americanos (Divulgação COB)

“Eu vou bem nas natação e na bike, mas a corrida era bem diferente. Lembro quando eu comecei no triatlo que eu fazia os 5 km em 20, 21 minutos e as outras meninas faziam em 15, 16. Como que eu iria tirar cinco minutos de diferença para elas? Não tinha como”.

Prioridade na corrida

Por conta disso, durante a quarentena, Vittoria Lopes tem priorizado os treinos para o desenvolvimento de sua corrida. A brasileira passou o período de isolamento em Boulder, nos Estados Unidos, onde é treinada por Ian O’Brien, referência na modalidade no mundo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Tenho feito os treinos de base de corrida. Estou focando bastante na corrida e tem dado resultado. Tenho melhorado e tem funcionado”.

Diferente de algumas modalidades, o triatlo já tem uma data para um possível retorno das competições. No primeiro fim de semana de setembro, Vittória Lopes tem uma competição para disputar em Hamburgo, na Alemanha.

“Se tudo der certo, a gente vai voltar na Alemanha. Eu espero muito que volte, estou sentindo falta de competir, viajar e tudo. Sinto muita falta disso”.

O que é preciso para Tóquio

Estão disponíveis 55 vagas para cada gênero para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A distribuição será feita levando em conta o ranking olímpico da modalidade. Cada país poderá levar até dois atletas de cada gênero.

O primeiro critério de eleição para qualquer vaga do triatlo é a colocação 140 do ranking individual. Além disso, para um país conquistar uma vaga direta, é preciso que ao menos um atleta esteja entre os 60 primeiro colocado na classificação olímpica. Além disso, os Jogos Olímpicos de Tóquio marcam a estreia da disputa de revezamento misto na modalidade. Para participar, o país tem que ter dois atletas de cada gênero na Olimpíada.

Atualmente, Vittória Lopes é a melhor brasileira no ranking mundial, ocupando a 23ª colocação geral.

Mais em Triatlo