Siga o OTD

Pan 2019

Triatlo brasileiro estreia em Lima com um ouro e duas pratas

Luisa Baptista é campeã do triatlo feminino! Vittoria Lopes fica com a prata.

Vittória Lopes e Luisa baptista, medalhistas no triatlo dos Jogos Pan-Americanos triatlo tóquio
COB

Mesmo sem muitas expectativas, o triatlo brasileiro começou com tudo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Neste sábado, dia 27, no feminino Luisa Baptista fez uma prova incrível de corrida, ultrapassou a compatriota Vittoria Lopes e conquistou o ouro, o primeiro do Brasil em solo peruano. Vittoria acabou ficando com a prata, mesmo desempenho de Manoel Messias, que foi o segundo colocado na prova masculina.

“Eu estou muito feliz. É o resultado mais especial que já tive na minha carreira. Estava muito confiante, mas muito nervosa ao mesmo tempo. Sabia que o resultado poderia vir, e tinha que acreditar no trabalho. Não só no trabalho de alguns meses atrás, mas no trabalho de oito anos, quando comecei no triatlo. Que com esse resultado, venham muito mais resultados para o Brasil”, declarou Luisa Baptista logo depois da conquista do ouro.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO NOTÍCIAS

Vittoria Lopes liderou a prova tanto na natação quanto no ciclismo, mas foi perdendo rendimento na corrida e acabou com a prata. A mexicana Cecilia Perez ficou com o bronze.

“O plano A era ir junto com a Vittoria, mas ela estava em um ritmo muito forte. Aí foi a hora do plano B. Eu sabia que se a Vittoria estivesse alguns segundos à frente a gente poderia fazer mais do que uma medalha. Acabei segurando um pouco o ritmo, ficando no grupo, me preservei no ciclismo para ter perna na corrida e poder definir e trazer essa dobradinha para o Brasil”, completou.

Finalizando a participação brasileira na prova feminina, Bia Neres terminou na 11ª colocação.

Já a prova masculina só foi definida nos últimos metros. Manoel Messias e o mexicano Crisanto Grajales iniciaram a última volta da corrida juntos. Mas o mexicano, que defendia o seu título dos Jogos Pan-Americanos, escapou nos últimos 200 metros e não perdeu mais.

Manoel Messias não teve forças para reagir, mas seguiu firme e conquistou o segundo lugar. “Na última volta eu estava bem próximo dele e acompanhando o ritmo. Mas ele deu uma apertada no fim e eu não aguentei”, disse o medalhista de prata no triatlo de Lima.

Completando o triatlo masculino, Diogo Sclabin foi o nono colocado, enquanto Kauê Willy terminou no 13º lugar.

Agora a equipe brasileira de triatlo se prepara a competição do revezamento misto, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 29 de julho.

Mais em Pan 2019