Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sergio Oliva e Milenium estreiam no adestramento com um 10º lugar

Com menos de 50 dias de convívio, Sergio Oliva e Milenium demonstram grande entrosamento e a parceria promete

Sergio Oliva hipismo adestramento milenium jogos paralímpicos tóquio
Em Tóquio 2020, Sergio Oliva faz sua quarta participação em paralimpíadas (CPB/Divulgação)

De Tóquio – O adestramento avalia a forte relação do atleta com o cavalo, prova onde dois viram um só. Mas Sergio Oliva não teve muito tempo para conhecer Milenium e a estreia do conjunto foi acontecer bem nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. “Surreal e fascinante”, nas palavras do cavaleio. Só que ambos esbanjaram sintonia e harmonia e, na primeira competição juntos, terminaram na décima colocação do adestramento individual grau 1.

“Por causa da pandemia, fiquei muito tempo preso no Brasil, um ano e meio sem poder sair do país, sem competir. O Milenium eu adquiri há um ano e meio e não pude vê-lo. Nós evoluímos demais em 45 dias, foi uma vitória para mim”, disse Sergio Oliva, muito emocionado e feliz. Esta foi a quarta edição de Jogos Paralímpicos do cavaleiro, que esteve em todas as paralimpíadas desde Pequim-2008 e que vinha de um bronze na Rio-2016.

Com o 10º lugar conquistado na prova do adestramento individual grau 1, o conjunto não conseguiu a classificação para a disputa do estilo livre, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto. “Estou muito contente de estar aqui, representando meu país, meus amigos e minhas famílias. Em um grupo seleto de atletas, eu fiz o que pude”, completou Sergio Oliva.

+ Confira o Guia Paralímpicos do OTD!

Quase!

E foi por muito pouco que o conjunto brasileiro não ficou entre os oito melhores que vão disputar o estilo livre. O russo Vladislav Pronskiy terminou no oitavo lugar com a nota final de 70.429, apenas 0.786 à frente do brasileiro. O ouro foi para Roxanne Trunnell (USA), com 81.464, a prata para Rihards Snikus (AUT), com 80.179 e o bronze ficou com para Sara Morganti (ITA), com 76.964.

Diante deste resultado, Rodolpho Riskalla será o único representante no estilo livre, ele que foi prata no individual grau 4.

Sergio Oliva hipismo adestramento milenium jogos paralímpicos tóquio
Sergio Oliva emocionado ao se apresentar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Foto: Rogério Capela/ CPB)

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Com apenas oito anos e meio, Milenium é um cavalo que tem muito a evoluir nas mãos de Sergio Oliva. “Ele é um cavalo excelente, tem um coração gigante, que se doa para o atleta, eu estou muito contente”, disse o cavaleiro.

“Eu não tive tempo, não tive como fazer construir o cavalo, pegar o jeito dele. Em 50, 45 dias, foi o tempo total que eu tive com o cavalo, não foi a minha melhor marca pessoal, mas fiz o melhor com o Milenium. Ele deu o melhor dele também.”

Foi só o começo!

Somente uma relação longa e intensa entre cavalo e cavaleiro resulta em um grande desempenho no adestramento. Mas se em um curto espaço de tempo, Sergio Oliva e Milenium já se entenderam, imagina o que ambos poderiam ter feito em Tóquio com mais tempo de convívio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Com certeza eu evoluí muito com esse cavalo em tão pouco tempo. Agora é trabalhar para ficar mais perfeita essa união, fazer um trabalho conjunto, cavalo e cavaleiro.

Sergio Oliva hipismo adestramento milenium jogos paralímpicos tóquio
Sergio Oliva e Milenium se apresentam nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 (Foto: Rogério Capela/ CPB)

E o próximo grande objetivo da dupla já tem data marcada. “Temos muito pela frente. Vamos trabalhar para os próximos desafios, principalmente o Mundial de 2022”, que será realizado em Pratoni del Vivaro, Itália, de 14 a 18 de setembro.

Fora que Paris-2024 terá um ciclo bem curto. Não será nenhuma surpresa ver esses dois em mais uma edição de Jogos Paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia