Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Nadadores brasileiros treinam pela 1ª vez no Centro Aquático de Tóquio

Primeiro contato com a piscina dos Jogos Paralímpicos anima seleção brasileira de natação

natação centro aquático de tóquio jogos paralímpicos
Natação brasileira faz primeiro treino no Centro Aquático de Tóquio (Foto: Alê Cabral/CPB)

Os primeiros atletas paralímpicos brasileiros que tiveram o privilégio de conhecer o local de competição nos Jogos Paralímpicos foram os nadadores e nadadoras. Um grupo de 25 atletas da natação caiu na água no Centro Aquático de Tóquio ao longo desta sexta-feira (20).

O treinamento durou quase duas horas e foi compartilhado com atletas das equipes da Holanda e de Portugal.

“A piscina é maravilhosa, espetacular. Todos os atletas comentaram a mesma coisa: ‘Uma pena que não vai ter público na arquibancada, porque seria uma atmosfera maravilhosa’”, comentou o técnico-chefe da natação paralímpica brasileira, Leonardo Tomasello.

Os nadadores brasileiros foram uns dos primeiros a entrar na Vila Paralímpica após recuperação após viagem de cinco horas de ônibus desde Hamamatsu, onde a maioria dos atletas brasileiros realizaram o período de aclimatação ao clima e ao fuso horário japonês.

+Primeiro caso de Covid-19 na Vila dos atletas

Mistura de sensações

Em sua quinta participação em Jogos Paralímpicos, a cearense Edênia Garcia, da classe S3, comentou: “Manas, que piscina incrível, ela me abraçou de um jeito”, registrou em sua página no Twitter.

Estreante em Jogos Paralímpicos, o mineiro Gabriel Geraldo, 19, estava no grupo da manhã e revelou o sentimento ao cair na água do Centro Aquático de Tóquio. “Só de entrar na água o olho já encheu d’água, aquela emoção incontrolável. Estou vivendo uma oportunidade única, quero curtir cada minuto, cada segundo, está sendo uma emoção muito grande”, comentou Gabrielzinho, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas.

natação centro aquático de tóquio jogos paralímpicos
Gabrielzinho em ação no Centro Aquático de Tóquio (Foto: Ale Cabral/CPB)

Puxando a fila

Gabrielzinho deve ser um dos primeiros a disputar uma final nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ele entra na água às 5h31 (horário de Brasília) do dia 25 de agosto para os 100m nado costas da classe S2. Ele é o atual líder do ranking mundial, com 2min00s19. “Piscina é rápida demais, e, como eu sempre digo, a piscina é o lugar onde o show acontece. Eu espero representar muito bem nesta piscina maravilhosa”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Antes dele, outro brasileiro deve disputar final na natação. O paulista José Ronaldo da Silva é da classe S1, aquela que reúne nadadores com o maior grau de limitação físico motora da modalidade, cuja final será às 5h20 (de Brasília).

Mais em Paralimpíada Todo Dia