Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Paulo Salmin supera lesão grave e chega a Tóquio na melhor forma física

Mesa-tenista rompeu o tendão do pé em acidente doméstico no fim de 2020, mas se recuperou e vai disputar sua 3ª Paralimpíada

Paulo Salmin - Jogos Paralímpicos de Tóquio
(Ale Cabral/CPB)

Paulo Salmin vai disputar a terceira Paralimpíada da carreira. Entretanto, na preparação para as outras duas edições, ele não enfrentou um desafio tão grande quanto teve de encarar para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Em novembro do último ano, o mesa-tenista da classe 7 sofreu um acidente doméstico, rompeu totalmente o tendão do pé esquerdo e passou a se questionar se conseguiria disputar o maior evento esportivo do mundo.

O atleta de 27 anos teve de parar durante quatro meses para cuidar da lesão e só voltou a treinar com a intensidade que o alto rendimento exige em março deste ano. Após o retorno, Paulo Salmin só pensava em estar muito bem para os Jogos Paralímpicos e foi o que ele fez.

+Flávia Saraiva realiza procedimento cirúrgico no pé

“Quando meu pé melhorou e voltei a treinar, eu botei na cabeça que eu queria estar bem. Hoje, eu estou na minha melhor forma física da vida. Eu estava com 80 kg no início do ano e, agora, estou com 68kg. Meu pé está 90%, sendo que os outros 10% não tem como recuperar, mas isso não me limita a nada. Foi péssimo o que passei, mas teve o lado bom, que é tentar usar esse gatilho como incentivo no campeonato”, garantiu.

O mesa-tenista ainda explicou que a lesão foi um golpe que ele não esperava sofrer. E que, para piorar, ainda havia a pandemia acontecendo: “Foi uma bobeira, um acidente doméstico que nenhum atleta conta com isso. Estava eu, no final de novembro (de 2020), classificado para Tóquio com o pé rompido e com a pandemia acontecendo. Foram dias dificílimos para mim”.

Superação

Apesar de todas as adversidades que teve de enfrentar, Paulo Salmin acredita que, além da parte física, a sua parte mental para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 está muito melhor do que a das duas outras Paralimpíadas que disputou, em Londres 2012 e Rio 2016.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Eu estou indo para uma terceira Paralimpíada com uma cabeça muito melhor do que nas outras duas. Eu não posso garantir que ganharei medalha, porque o nível é muito parecido entre os adversários, pode acontecer de tudo. Mas as esperanças são muito boas, quero conseguir colocar em prática tudo que trabalhamos no ciclo”, disse.

Paulo Salmin é o atual número 12 do mundo na classe 7 e vem de grandes conquistas. Em 2019, ele foi eleito o melhor mesa-tenista paralímpico do Brasil, após vencer o Aberto da Espanha e conquistar duas medalhas de ouro no Parapan-Americano de Lima.

Mais em Paralimpíada Todo Dia