Siga o OTD

Paris 2024

Hussein Daruich fica em sexto em disputa por vaga olímpica no tiro

Hussein Daruich chegou perto da vaga olímpica, mas ficou em sexto no Campeonato das Américas de fossa olímpica

Hussein Daruich participou da fossa olímpica no Mundial Júnior de tiro esportivo
(Foto: Miriam Jenske/COB)

O prodígio Hussein Daruich, de apenas 16 anos, ficou perto de conquistar a vaga olímpica da fossa olímpica no Campeonato das Américas, que está sendo disputado na República Dominicana. O atirador paranaense se classificou para a final, mas terminou a prova na sexta colocação. Apesar disso, o atleta ainda tem mais chance de tentar ir para Paris, no Pré-Olímpico Mundial, que vai acontecer no Qatar entre 19 e 29 de abril.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Estava em jogo na fossa olímpica do Campeonato das Américas apenas uma vaga. Como dois americanos já haviam se classificado anteriormente, nenhum atleta dos Estados Unidos era elegível na competição. Do mesmo jeito que o guatemalteco Jean Pierre Brol, que garantiu a vaga em Paris-2024 com a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Qualificação

Com 48 atletas na disputa, três brasileiros buscavam uma vaga na final. O único a avançar foi Hussein Daruich, que se classificou em terceiro lugar com 120 pontos. Jaison Santin terminou empatado com o sexto colocado, o dominicano Eduardo José Lorenzo, mas foi eliminado no desempate. O único que ficou longe foi Haddy Gomes, 29º com 109 pontos.

Dos seis finalistas, Hussein Daruich e mais três disputavam a vaga olímpica: Hebert Brol, da Guatemala, primeiro colocado na classificatória com 122 pontos, Alessandro Ferreira, do Peru, quinto com 118, e o dominicano que eliminou Santin no desempate.

Bom começo na final

Já garantidos em Paris-2024, o americano Derrick Mein, campeão mundial em 2022, e Jean Pierre Brol, irmão de Hebert, brigavam apenas pelo ouro do Campeonato das Américas. Hussein Daruich acertou todos os tiros da primeira série de cinco e começou a final na liderança ao lado de Eduardo José Lorenzo e do campeão dos Jogos Pan-Americanos.

Na segunda rodada, o brasileiro só acertou três dos cinco tiros no prato. Assim, caiu para terceiro lugar ao lado de Hebert Brol e Alessandro Ferreira. Com 100% de aproveitamento, Eduardo José Lorenzo e Jean Pierre Brol seguiam na frente, enquanto Derrick Mein, que começou mal era o último.

A reviravolta começou na terceira rodada. Jean Pierre Brol assumiu a liderança isolada com 14 acertos em 15 tiros, seguido por seu irmão Hebert, com 13. Daruich estava em terceiro empatado com todos os outros três competidores com 12.

Na quarta rodada, Hussein Daruich só acertou três de cinco tiros e caiu para o último lugar da final com 15 pontos. Já o americano Derrick Mein completou sua terceira série perfeita seguida e subiu para o segundo lugar com 17 pontos. Jean Pierre Brol se mantinha em primeiro, mas por apenas um acerto de vantagem.

Eliminação precoce

Na quinta rodada, começavam as eliminações. Para não acabar a competição para ele por ali, Hussein Daruich precisava de um desempenho perfeito. Mas ele só acertou quatro e deu adeus à disputa. Com 25 pratos atirados, Jean Pierre Brol liderava com 23 pontos, um a mais do que Derrick Mein, enquanto Alessandro Ferreira aparecia em terceiro com 21. Neste momento, era o peruano que estava levando a vaga.

A pressão da vaga pode ter sido sentida pelo atleta do Peru. Ele só acertou três dos cinco tiros e despencou para o quarto lugar com 24 pontos. Com cinco séries perfeitas seguidas, Derrick Mein assumiu a liderança com 27, deixando Jean Pierre Brol em segundo com 26 e o dominicano Eduardo José Lorenzo levando a vaga para Paris-2024 em terceiro. Por sua vez, Hebert Brol foi o segundo eliminado com 23 pontos.

Vaga olímpica para República Dominicana

Na rodada seguinte, apenas Brol errou um tiro, enquanto os outros três tiveram 100% de aproveitamento. Pior, entretanto, para o peruano Alessandro Ferreira, que estava em quarto, e foi eliminado, fato que automaticamente deu a vaga olímpica para o dominicano Eduardo José Lorenzo.

A disputa então agora era pela medalha de ouro, já os três já tinham garantido um lugar no pódio. Brol faltou um tiro mais uma vez e ficou com o bronze. Agora eram duas rodadas decisivas de Derrick Mein, que somava 37 pontos, contra Lorenzo, que tinha 35.

Derrick Mein se manteve perfeito nas duas séries finais e conquistou o título com um total de 47 pontos. O atleta dos Estados Unidos errou três tiros na primeira série de cinco, quando começou a final na lanterna, mas depois embalou nove séries perfeitas para chegar à medalha de ouro.

Lorenzo errou um tiro em cada uma das duas séries finais, ficou com a medalha de prata, mas o objetivo mais do que cumprido, já que havia carimbado o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 diante da torcida dominicana.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paris 2024