Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Convocados para o Mundial de Lima impressionam na Copa Brasil

O segundo dia de competições pré-mundial de tiro esportivo contou com mais um recorde quebrado e diversas medalhas entre os convocados

Delegação Brasileira formada para o Mundial de Lima, no Chile, é o grande destaque da Copa Brasil de tiro esportivo (Foto: Dhavid Normando/CPB)
(Foto: Dhavid Normando/CPB)

Eles estão com tudo! Este domingo (16) foi o segundo e último dia de Copa Brasil de tiro esportivo paralímpico. No campeonato, o grande destaque ficou com os oito atletas brasileiros convocados para o Mundial de tiro esportivo paralímpico de Lima, no Peru, que ocorre em 2 meses. Sozinhos eles levaram 16 medalhas na competição disputada na Escola Naval e Centro Militar do Rio de Janeiro. Idealizada e organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mais de 50 atletas disputaram pelo lugar mais alto do pódio em provas de pistola e carabina.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Entre os participantes da Copa Brasil, oito vão representar o Brasil no Mundial da modalidade, em Lima, Peru, de 19 a 29 de setembro. O principal destaque da delegação brasileira ficou com Alexandre Galgani, que além de ter superado o recorde nacional na categoria R9 no sábado (15), também conquistou três ouros nas provas R4 Carabina de Ar – Posição em pé Misto SH2, R9 Carabina .22 – 50m – Posição Deitado Misto SH2 (prova do recorde) e R5 Carabina de Ar – Posição Deitado Misto SH2.

Além disso, na disputa R4 Carabina de Ar – Posição em pé Misto SH2, Alexandre também dividiu o pódio com Bruno Kiefer, outro integrante da Seleção. O capixaba ficou com a prata. Além do segundo lugar na R4, Bruno também foi prata na R5.

Mais um recorde quebrado!

Quem também superou outro recorde nacional foi Marcelo Marton, na última prova da competição. O atleta registrou o segundo recorde brasileiro do torneio na R1 Carabina de Ar – Posição em pé Masculino SH1, na qual fez 607,2 e superou sua própria marca de 606,06, feita em Timbó, Santa Catarina, em 2019.

Já o único brasileiro convocado para a prova de tiro ao prato, André Colin, foi prata após acertar 61 pratos e empatar com Alexandro Basso. No entanto, o desempate foi favorável ao adversário.

Entre vitórias e pódios…

Outro convocado a se consagrar o melhor do Brasil em sua categoria foi o paranaense Carlos Garletti. No sábado (15), o atirador já havia conseguido o ouro nas provas R6 e R7, mas consolidou a performance excelente com a prata na R3 Carabina de Ar – Posição Deitado Misto SH1, ao fazer 623,9 pontos neste último dia de com competição.

“A Copa Brasil foi uma competição muito bem organizada. É um evento que sobe cada vez mais de nível. Os resultados estão aparecendo conforme os treinamentos e isso é algo muito positivo para nós”, disse Carlos Garletti. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, a também convocada paranaense Débora Campos foi campeã na P2 Pistola de Ar Feminino SH1 no sábado. Encerrou sua participação na Copa Brasil, neste domingo, na quinta colocação na P3 Pistola Sport Misto SH1.

Já na prova P1 Pistola de Ar Masculino SH1, o paranaense Sérgio Vida foi prata (535-4x), enquanto o gaúcho Geraldo Rosenthal terminou a disputa na quinta colocação (531-2x). À tarde, ambos voltaram a competir, mas na P4 Pistola Livre Misto SH1. Sérgio subiu ao lugar mais alto do pódio, com 500-3x pontos, e Geraldo faturou a prata (498-1x). 

Já neste domingo, o gaúcho foi ouro na P3 Pistola Sport Misto SH1, com 554-11x pontos, e o paranaense, bronze (533-6x). A prata ficou com Ailton Silva (542-6x).

Próximas competições

A Copa Brasil foi a penúltima competição no país pré-Mundial de Lima. Antes de embarcarem para a capital peruana, os atiradores ainda disputarão outro torneio nacional: o Campeonato Brasileiro de tiro esportivo, entre os dias 1 e 3 de setembro, também no Rio de Janeiro. 

*Produzido com base no release divulgado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia