Siga o OTD

Tiro Esportivo

Mulheres faturam duas pratas e um bronze no tiro esportivo

Priscila Campos, na fossa olímpica, e Cibele Martins, a pistola 25 m, ficaram com as respectivas segundas colocações. O outro pódio foi de Geovana Meyer na carabina de ar 10 m

Cibele Martins tiro esportivo Jogos Sul-Americanos Brasil medalha de prata medalha de bronze pódios
Cibele Martins, prata na pistola 25 m (Miriam Jeske/COB)

O Brasil conquistou três medalhas no tiro esportivo dos Jogos Sul-Americanos nesta segunda-feira (10), as três por mulheres. Priscila Campos, na fossa olímpica, e Cibele Martins, na pistola 25, faturaram uma de prata cada, e Geovana Meyer abocanhou uma de bronze na carabina de ar 10 m. Os dia teve também brasileiros em disputas masculinas, com Leonardo Moreira, Jaison Santin e Hussein Daruich, mas nenhum deles foi a pódio.

A prata de Priscila Campos na fossa olímpica do tiro esportivo não foi ouro por um triz. Ela empatou com a chilena Pamela Salman em 22 a 22 na final, mas errou o tiro de desempate, ao contrário de Salman. Sendo assim, a chilena foi para o lugar mais alto do pódio. A brasileira entrou na final como a melhor na somatória das duas fases classificatórias, 90 pontos, sendo 54 na prova com 75 pratos de domingo (9) e mais 36 na de 50 pratos nesta segunda. O bronze foi para a peruana Valentina Porcella com 14 pontos na final.

+ Bruno Costa e Marcelo Suartz viram final e são ouro no boliche

Mais uma prata

Na pistola 25 m feminino, Cibele Martins foi a terceira na rodada preliminar totalizando 556 pontos. Ficou atrás apenas das equatorianas Andrea Peña e Diana Flores com 578 e 572. Ana Luiza Lima, a outra brasileira competindo, terminou na nona e última posição com 519, sendo a única que não avançou.

Na segunda fase, Cibele Martins chegou em segundo em uma das duas séries com quatro atletas marcando oito pontos contra 12 de Andrea Peña. As duas, mais Diana Flores e a venezuelana Maribel Calzadilla, foram para disputa das medalhas. Lá, Diana Flores levou o ouro computando 23 pontos contra 20 de Cibele e 11 da medalhista de bronze Maribel Calzadilla.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bronze na carabina

Na carabina de ar 10 m feminina, Geovana Meyer fechou como a segunda melhor na preliminar marcando 617,5 pontos, dois atrás da argentina Fernanda Romero. Outra argentina, Salma Antorena, ficou na terceira colocação dentre as doze participantes registrando 614,5. Na fase seguinte, já só com oito atletas, somente as duas melhores foram para grande final. Geovana fechou em terceiro com 254,1 pontos confirmando a medalha de bronze. Fernanda Romero (259,2) e Salma Antorena (256,6) avançaram para a disputa do ouro, conquistado por Fernanda Romero.

Homens fora do pódio

No masculino do tiro esportivo, o Brasil competiu na carabina de ar 10 m e na fossa olímpica dos Jogos Sul-Americanos. Na carabina de ar 10 m, Leonardo Moreira terminou em sexto na preliminar com 612,7 pontos dentre os onze competidores. Na fase seguinte, encerrou em sétimo com 152 pontos, finalizando a participação. O argentino Alexis Eberhardt e o venezuelano Julio Cesar Gutierrez foram para a final, com Gutierrez levando a melhor. Marcelo Julian Gutierrez faturou o bronze para a Argentina.

Na fossa olímpica masculina dos Jogos Sul-Americanos, Jaison Santin e Hussein Daruich acumularam 61 e 58 pontos no primeiro dia, respectivamente, nos disparos a 75 pratos. Na prova de 50 pratos, Hussein Daruich acrescentou 40 pontos na soma e Jaison Santin, 39. Sendo assim, Jailson ficou na quarta colocação da classificação geral terminando com 100 pontos e Hussein ficou em quinto com 98. Nas semifinais, os dois do Brasil caíram no mesmo grupo e foram eliminados. Os peruanos Asier Parodi e Alessandro Berisso levaram o ouro e a prata, respectivamente, e o uruguaio Franco Ripoll completou o pódio.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tiro Esportivo