Siga o OTD

Tiro Esportivo

Alexandre Galgani vive semana diferente por pódio em Tóquio

Único atleta do tiro esportivo com vaga já assegurada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio conseguiu treinar fora de casa após um ano e quatro meses

tiro esportivo Alexandre Galgani
Alexandre Galgani treina com foco nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB)

Único atleta do tiro esportivo já com vaga assegurada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Alexandre Galgani, esteve no Rio de Janeiro para uma semana de treinamentos no Centro Nacional de Tiro Esportivo. O período ajudou a mudar a rotina do atleta como preparação para a competição na capital japonesa, marcada para agosto deste ano.  

Entre segunda-feira (18) e sábado (23), Alexandre Galgani e seu assistente de competição, Edson Kleber, realizam trabalhos sob a supervisão do técnico da seleção brasileira, James Walter, nas instalações utilizadas nos Jogos Rio 2016. Ao todo, foram duas sessões de treinos por dia, com cerca de 3h30 de duração cada.

+ Seleção de vôlei sentado finaliza fase de treinos em Sergipe

“A ideia era tirar o Galgani de casa, retirá-lo da zona de conforto. Ficar apenas no mesmo ambiente faz com que o atleta fique sem ritmo para competir. Estamos planejando e verificando a possibilidade de realizarmos outras semanas como essa nos próximos meses para prepará-lo para Tóquio. Obviamente seguindo todos os protocolos sanitários”, explicou James.   

Como parte dos protocolos contra o Covid-19, Alexandre Galgani realizou os treinamentos sem a presença de outros atletas no stand, apenas o técnico e o assistente permanecem no local.

“Aqui é muito diferente do meu stand. Estou há um ano e quatro meses praticamente só treinando em casa, precisava sair do comodismo. Estava sentindo falta de uma logística diferente. O ambiente é o mesmo que teria em uma competição, mesmo estando sozinho, e isso faz muita diferença. No primeiro dia, os tiros saíram diferentes, a pontuação ficou diferente da que estava fazendo em casa, agora já recuperei”, contou o atleta que reside em Sumaré, São Paulo, e possui um stand de tiro em casa.   

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O paulista conquistou a vaga para os Jogos em fevereiro de 2019 após uma prata na prova R5 – carabina de ar 10m deitado SH2 na etapa de Al Ain da Copa Mundo de Tiro Esportivo, nos Emirados Árabes Unidos.  

Aos 18 anos, Alexandre Galgani ficou paraplégico após bater a cabeça no fundo de uma piscina. Ele conheceu o tiro esportivo paralímpico em 2013 e, atualmente, é um dos destaques da modalidade no país.  

Mais em Tiro Esportivo