Siga o OTD

Tiro Esportivo

Brasileiro festeja centenário das primeiras medalhas olímpicas

Competição acontece no Complexo Esportivo de Deodoro, palco da Rio 2016, entre os dias 8 e 13 de dezembro

Brasileiro de Tiro Esportivo
Brasileiro de 2020 acontecerá com provas histórica (Divulgação CBTE)

O Brasileiro de tiro esportivo, organizado pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) acontecerá entre os dias 8 e 13 de dezembro no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Em 2020 foi comemorado o aniversário dos 100 anos das primeiras medalhas brasileiras em olimpíadas. Nos Jogos de Antuérpia-1920, foram três justamente no tiro esportivo e por isso, a edição será em homenagem a esse feito histórico. 

O evento reunirá cerca de 400 atletas de todo o país em provas de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato, mas não terão validade para o ranking geral ou qualidade. Além disso, a competição contará ainda com uma prova comemorativa especial, que simulará a primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil,  por Guilherme Paraense na Antuérpia. 

+ Fernando Meligeni e a relação Argentina-Brasil em sua carreira

Brasileiro de Tiro Esportivo 2020
(Divulgação CBTE)

Local e formato

O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo já é uma tradição. Há quase 50 anos, o torneio decide os melhores do país em suas respectivas provas. A sede é o Centro Militar de Tiro Esportivo, estrutura que sediou os Jogos Olímpicos de 2016 e também a Copa do Mundo da ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo) há um ano. 

Como não foi possível executar o Campeonato Brasileiro em sua plenitude por conta da pandemia, ficou estabelecido que os resultados deste evento irão definir os campeões brasileiros em cada uma das disciplinas disputadas. A previsão do comitê organizador é da participação de 400 atletas, número levemente inferior ao de 2019, muito por conta também da pandemia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A organização do campeonato, com o apoio do Exército Brasileiro, seguirá todos os protocolos de segurança em relação a pandemia do Covid-19. Serão aplicadas regras sanitárias exigidas pelas normas de saúde. 

Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo – Centenário das Primeiras Medalhas Olímpicas Brasileiras

Data: 8 a 13 de dezembro

Local: Centro Militar de Tiro Esportivo – Av. Brasil, 26.196 (próximo ao entroncamento da Via Transolímpica)

Horário: 9h às 17h

Mais em Tiro Esportivo