Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida: “Espero que esse prêmio mude a visão sobre o tiro com arco”

Após ser eleito o melhor atleta do ano, Marcus D’Almeida quer que tiro com arco ganhe maior visibilidade

Marcus D'Almeida faz pose de tiro com arco segurando o Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Marcus D’Almeida se emocionou muito ao receber o Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico, na noite desta sexta-feira (16). Depois de uma temporada brilhante, que terminou com a liderança do ranking mundial, ele tornou-se o primeiro atleta do tiro com arco a ser eleito o melhor atleta do ano. O carioca confessou estar vivendo um sonho e falou da esperança da premiação alavancar ainda mais o cenário da modalidade no país.

“Eu nem acredito que isso está acontecendo, porque eu venho de uma modalidade que ninguém conhecia. Ninguém sabia que o nome era tiro com arco, todo mundo chama de arco e flecha. E hoje, estar aqui, fazendo todos da modalidade sonharem e mostrando que é possível, é realmente um sonho para mim”, falou Marcus D’Almeida, hoje com 25 anos de idade.

Marcus foi o responsável por colocar o Brasil no mapa do tiro com arco mundial. Ele surgiu como uma grande promessa aos 16 anos, quando foi vice-campeão da Final da Copa do Mundo. Dois anos mais tarde, já estava disputando a Olimpíada Rio-2016. Hoje, ele é consolidado como um dos maiores nomes da modalidade, tendo duas medalhas em Mundiais.

“Quando eu comecei, eu não imaginava ganhar. Nem sabia que isso existia. Era algo muito distante. Mas agora, espero que esse prêmio mude completamente a visão de todos sobre a modalidade, que as empresas abram os olhos para o tiro com arco, que vem em um movimento fantástico”, falou o número um do mundo.

Foco na medalha olímpica

Marcus D'Almeida ergue Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico
Marquinhos teve um ano fantástico e, assim, coroou-a com o Troféu Rei Pelé (Foto: Luiza Moraes/COB)

Em 2023, Marcus Vinicius teve um ano fantástico. Ele obteve medalhas em três das cinco etapas de Copa do Mundo disputadas, sendo dois ouros e um bronze. O brasileiro sagrou-se campeão da etapa Final, trazendo um título inédito para o país. Além disso, Marcus foi bronze no Mundial, a principal competição da temporada.

Nem mesmo uma precoce eliminação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, já no final da temporada, foi suficiente para tirar o Troféu Rei Pelé do arqueiro. Marquinhos superou a concorrência de Filipe Toledo, bicampeão mundial de surfe, e de Hugo Calderano, tricampeão pan-americano no tênis de mesa, para levar a premiação para casa pela primeira vez.

“Queria agradecer todos os atletas do Brasil pelo nível que a gente coloca, por tudo que a gente faz pelo país. Esse título não é só meu, é do Filipinho (Filipe Toledo), é do Hugo (Calderano) e de todo mundo que sonha em viver do esporte no Brasil”, continuou o número um do ranking mundial.

Dessa forma, com o vitorioso cartel, Marcus D’Almeida chega credenciado para ser um dos candidatos ao pódio nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ele já tem vaga olímpica assegurada, justamente por ter sido medalhista no Mundial deste ano, e assim buscará mais um inédito pódio para o Brasil na capital francesa.

“Eu estou feliz de estar podendo, com esses resultados, mostrar minha modalidade para o Brasil. Foi um ano muito importante para mim. Eu tinha o sonho de ganhar a Final da Copa do Mundo e realizei isso. E sobre o ano que vem, eu tenho um outro sonho, que é a medalha olímpica. É seguir trabalhando, não tem mistério”, finalizou.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tiro com Arco