Siga o OTD

Tiro com Arco

Marcus D’Almeida avança em terceiro no ranqueamento do Mundial

Com a boa colocação no ranking geral, o brasileiro voltará a competir apenas nos 16 avos de final

Brasileiro Marcus D'Almeida, destaque na qualificatória do Mundial de tiro com arco (Reprodução/Twitter/@worldarchery)
(Reprodução/Twitter/@worldarchery)

No dia inicial de disputa do Mundial de tiro com arco, em Berlin, na Alemanha, o brasileiro Marcus D’Almeida se classificou ao mata-mata com a terceira melhor marca geral. Competindo no arco recurvo masculino, ele irá folgar nas duas primeiras rodadas da nova etapa do torneio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Marcus iniciou sua campanha atingindo a marca de 344 pontos na primeira rodada. Na sequência, o brasileiros teve uma leve piora no seu desempenho, terminando com a pontuação de 338. Ao todo, o atleta carioca acertou 26 tiros com a pontuação máxima. Assim, D’Almeida fechou a disputa com 682 pontos, ficando na terceira posição da classificação geral, atrás do sul-coreano Kim Woo-jin (688) e do indiano Dhiraj Bommadevara (683).

Dhiraj Bommadevara, Kim Woo-jin e Marcus D’Almeida, os três primeiros colocados no ranqueamento masculino (Divulgação/World Archery)

Com o resultado, Marcus D’Almeida irá folgar nas duas primeiras rodadas do mata-mata, voltando a competir apenas na fase de 16 avos de final. Um forte adversário que ele poderá cruzar nas oitavas é o italiano Mauro Nespoli, prata nas Olimpíadas de Tóquio.

Além disso, outros dois brasileiros também competiram no arco recurvo masculino Matheus Ely terminou na 82ª posição, enquanto Matheus Gomes foi o 101º. Agora, eles irão enfrentar o bangladês Ram Krishna Saha (#31) e o chinês LI Zhongyuan (#12), respectivamente.

Já no feminino, Marina Canetta foi a melhor atleta do Brasil no ranqueamento, finalizando a disputa na 65ª colocação com 617 pontos. Logo depois, ficaram Ane Marcelle dos Santos (68º) e Sarah Nikitin (80º), atingindo as marcas de 616 e 608 pontos. No mata-mata, Marina irá enfrentar a romena Madalina Amaistroaie (#48), enquanto Ane e Sarah medirão forças com Bhajan Kaur (#45), da Índia, e Magdalena Smialkowska (#33), da Polônia, respectivamente.

Disputa por equipes

Na competição por equipes do Mundial de tiro com arco, o Brasil ficou entre os 21 melhores países classificados em todas as categorias. No masculino, Marcus D’Almeida, Matheus Ely e Matheus Gomes terminaram na 16ª posição, alcançando a marca de 1954 pontos. No mata-mata, a seleção irá encarar a Eslovênia na primeira rodada e, em caso de classificação, competirá contra a Coreia do Sul já nas oitavas de final.

Entre as mulheres, a equipe brasileira finalizou no 21º lugar, com 1841 pontos conquistados. Agora, Ane Marcelle dos Santos, Marina Canetta e Sarah Nikitin vão enfrentar a Holanda na rodada inicial. Por fim, na disputa mista, Marcus e Marina ficaram em 17º na classificação geral e irão competir contra a Ucrânia no mata-mata.

Na disputa do arco composto, modalidade que não está presente nas Olimpíadas, Luccas Abreu e Eiry Cristina ficaram na 42ª posição ao final do ranqueamento. Na próxima etapa, Luccas enfrentará o malaio Mohamad Syafiq, enquanto Eiry irá encarar a turca Irmak Yuksel. Competindo juntos no torneio por equipes mista, eles finalizaram em 23º, atingindo a pontuação de 1366 pontos e agora disputarão uma vaga nas oitavas contra a Turquia.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tiro com Arco