Siga o OTD

Tiro com Arco

Arqueiros olímpicos confirmam favoritismo e conquistam o Brasileiro

Os dois principais nomes do tiro com arco brasileiro foram os destaques do Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado em Campinas. Dono das maiores conquistas da modalidade do país como a prata na Copa do Mundo de 2014 e o ouro da Olimpíada da Juventude do mesmo ano, Marcus Vinícius D’Almeida, que decepcionou na Rio 2016 ao perder na primeira eliminatória, voltou a mostrar sua força e conquistou o título nacional. No feminino, a vitória ficou com Anne Marcelle dos Santos, que ficou conhecida ao chegar à inédita fase de oitavas-de-final nos Jogos do Rio.

Marcus Vinícius D’Almeida foi surpreendido na fase classificatória ao ser superado por Gustavo Paulino dos Santos, que ficou com a primeira colocação ao marcar 647 pontos, um a mais do que o favorito. Os outros dois arqueiros que representaram o Brasil na Olimpíada, Bernardo Oliveira e Daniel Rezende Xavier, ficaram, respectivamente, em terceiro e em quinto.

A fase classificatória contou com a participação de 86 atletas, dos quais 64 passaram para o mata-mata. A partir desta fase, Marcus Vinícius D’Almeida não deu chances para mais ninguém. Eliminou Cristian Oprea, Delano Brun, Nelson Silva de Moraes, Marcos Antonio Bortoloto e Bruno de Oliveira Ramos para chegar até a final, onde bateu Daniel Rezende Xavier por 6 a 5. A medalha de bronze ficou com Marcus Vinícius de Oliveira Porto. Já Bernardo Oliveira e Gustavo Paulino dos Santos ficaram pelo caminho ao serem eliminados nas quartas-de-final.

No feminino, Ana Marcelle dos Santos dominou completamente o torneio desde o início. Na fase de classificação, foi disparada a melhor ao somar 627 pontos, 26 a mais do que Larissa Feitosa, que ficou com o segundo lugar. As outras duas representantes do Brasil na Olimpíada, Sarah Nikitin e Marina Canetta, se classificaram, respectivamente, em quarto e quinto lugar.

Por conta da classificação, as três arqueiras olímpicas ficaram do mesmo lado da chave na hora do mata-mata. Sarah Nikitin e Marina Canetta se encontraram nas quartas-de-final com vitória da primeira por 7 a 1. A vencedora encarou Anne Marcelle na semifinal, mas não foi capaz de vencê-la e caiu por 7 a 3. Na final, a favorita encarou Larissa Feitosa e repetiu o placar do duelo anterior para garantir o título brasileiro.

Na disputa por equipes, tanto Marcus Vinícius D’Almeida quanto Anne Marcelle Santos repetiram a medalha de ouro. Ambos competem pela Associação Arqueiros do Íris e conquistaram ao título. Marcus teve como companheiros na campanha Bruno Ramos e Marcelo Costa Silva, enquanto Anne Marcelle atuou ao lado de Fátima Rocha e Monique Gomes.

A Associação Arqueiros do Íris ficou no lugar mais alto do pódio no masculino seguida pelo Círculo Militar de Campinas e pela Fundação Amazonas Sustentável. No feminino, a prata ficou também com o Círculo Militar de Campinas e o bronze para o Pampulha Iate Clube.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro com Arco