Siga o OTD

Tiro com Arco

Garoto indígena ganha seletiva de arco e flecha e vai representar país no GP do México

O garoto indígena Nelson Moraes, da etnia Cambeba, venceu a seletiva realizada em Maricá, no Rio de Janeiro, e se classificou para a disputa do Grand Prix de Monterrey, em abril. O amazonense ficou com a medalha de ouro, seguido por Marcelo Costa Filho e Matheus Almeida.

Descoberto em um projeto que começou em 2012 em busca de talentos para o arco e flecha entre os povos indígenas, o garoto de 18 anos está no último ano na categoria cadete. Na pontuação geral dos dois dias de competição, Nelson Moraes se classificou em primeiro lugar com 24 pontos contra 20 de seu adversário, o atleta da seleção brasileira Marcelo Costa, 18.

Nelson Moraes treina há três anos na Vila Olímpica de Manaus pelo Projeto Arquearia Indígena do Amazonas, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Apesar da dedicação e treinos diários, o atleta afirma ter ficado surpreso com o resultado. Preparando-se para competir no Mundial de Arquearia Adulta, o Grand Prix não mudou o foco do atleta, mas permitirá ganhar experiência internacional: “Meu grande objetivo esse ano é competir no Mundial, mas ir ao Grand Prix no México vai ser uma grande oportunidade”, afirma. “Eventos desse tamanho ajudam a ganhar experiência e principalmente confiança”, conclui.

O atleta amazonense já foi campeão nacional na categoria mista em 2015 e no ano passado conquistou o terceiro lugar no Arizona Camp, campeonato norte-americano de tiro com arco.

Na seletiva disputada no fim de semana, Nelson Moraes foi o único a atleta a vencer uma disputa que não faz parte do Clube de Arqueiros da Íris, principal força do país no tiro com arco. Ana Luísa Caetano na cadete feminino, Jonatha Reis na juvenil masculino e Ana Clara Machado na juvenil feminino foram os outros vencedores da competição realizada em Maricá, interior do Rio de Janeiro.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tiro com Arco