Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil conquista classificação inédita no Mundial por Equipes

Time feminino do Brasil venceu o Irã e classificou-se pela primeira vez à próxima fase da competição, o masculino passou em terceiro

Na imagem, Bruna Alexandre comemorando vitória e classificação do Brasil.
Bruna Alexandre comemorando vitória e classificação do Brasil. Foto: WTT

Pela primeira vez na história, o time feminino do Brasil conquistou uma vaga na segunda fase do Campeonato Mundial por Equipes de Tênis de Mesa. Nesta terça-feira (20), em Busan, na Coreia do Sul, as brasileiras venceram o Irã por 3 a 0. Dessa forma, garantiram-se em segundo lugar no grupo 2, enquanto o Japão ficou em primeiro. Na elite do esporte desde 2016, o tênis de mesa feminino do Brasil mostra mais uma vez o avanço obtido na última década. Em seguida, as mesatenistas brasileiras enfrentarão a Hungria e, caso avancem às oitavas, terão a Coreia do Sul pela frente.

Além disso, os atletas do masculino também passaram de fase no Mundial. Com as derrotas do Canadá para Eslovênia e Singapura, no grupo 7, o Brasil avançou em terceiro na disputa. Assim, os confrontos da próxima fase serão definidos após o término dos jogos da última rodada.

Jogo da classificação

O duelo que valeu a classificação brasileira apresentava uma equipe iraniana ainda viva na competição, necessitando de uma vitória para poder brigar pela vaga nos critérios de desempate. O Brasil, em situação confortável, estava em segundo lugar e só dependia da vitória para se manter nesta posição.

Primeira a entrar na mesa, Bruna Takahashi, 22ª do ranking mundial, tinha pela frente Mahshid Ashtari, apenas a 711ª da lista. No primeiro set, esta diferença técnica ficou evidenciada, com 11 a 0 no placar. Mas a iraniana deu trabalho a partir da segunda parcial, vencendo no terceiro set e proporcionando um jogo bem duro para a brasileira, que venceu por 3 a 1 (11/0, 11/9, 7/11 e 11/6).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na sequência, Giulia Takahashi (86ª) enfrentou Ri Neda Shahsava, atleta sem ranqueamento mundial. A brasileira teve um jogo duro nos dois primeiros sets, no entanto dominou a mesa nas parciais seguintes, vencendo por 3 a 1 (11/7, 9/11, 11/4 e 11/5).

No terceiro duelo, Bruna Alexandre (227ª) encarou Shima Safaei (714ª). O enredo começou parecido com o duelo da outra Bruna, a Takahashi: vitória tranquila no primeiro set e dificuldades aparecendo a partir da segunda parcial. A iraniana empatou ao vencer os dois sets seguintes e levou a partida para o tie-break. Todavia a atleta do tênis de mesa paralímpico conquistou a sua terceira vitória individual no Mundial, por 3 sets a 2 (11/3, 16/14, 8/11, 4/11 e 11/8).

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Tênis de Mesa