Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano joga duas vezes, mas Ochsenhausen perde na semi da Copa da Alemanha

Hugo perde para esloveno mas passeia contra alemão em derrota por 3 a 2 do time do brasileiro

Hugo Calderano TTF Liebherr Ochsenhausen Bundesliga tênis de mesa
(Foto: TTF Liebherr Ochsenhausen)

Hugo Calderano jogou duas vezes neste domingo (7) pela semifinal da Copa da Alemanha, mas o Ochsenhausen perdeu para o Saarbrücken por 3 a 2. Em um jogo sensacional contra o esloveno Darko Jorgic, Calderano caiu por 3 a 2, mas depois o brasileiro dominou por completo o alemão Cedric Meissner, forçando o jogo decisivo do confronto diante de uma Arena Ratiopharm lotada, em Neu-Ulm.

“Acredito que tínhamos uma boa chance, mas infelizmente não conseguimos aproveitar”. Hugo lembrou que chegou de Doha há dois dias , mas acredita que não foi um fator fundamental, já que Darko Jorgic também passou pelo mesmo, mas “não é fácil para o corpo”.

CALDERANO DE VOLTA A DOHA

A linha aérea Alemanha-Catar não pára para Hugo Calderano já que o número 5 do ranking mundial volta já nesta segunda-feira para Doha, onde ele participa do WTT Star Contender, que começa já nesta segunda-feira (8). O torneio abre oficialmente a temporada 24 da elite do tênis de mesa mundial. Ele perdeu na estreia do WTT Finals, disputado esta semana também na capital catari.

DUELO DISPUTADO

O primeiro jogo entre o Ochsenhausen e Saarbrücken foi um duelo do mais alto nível. Hugo Calderano, 5º melhor do ranking mundial, lutou bastante mas caiu para o esloveno Darko Jorgic, 14º do mundo, por 3 sets a 2 (10/12, 11/4, 11/8, 6/11, 11/8). Em seguida, o espanhol Alvaro Robles, 44º, venceu o japonês Yuto Muramatsu de virada por 3 a 1 (10/12, 11/8, 11/9, 11/7) e empatou o confronto.

O francês Simon Gauzy, 28º, companheiro de equipe de Hugo, tentou a virada para o Ochsenhausen mas perdeu em cinco sets para o alemão Patrick Franziska, 29º, com parciais de 11/8, 11/7, 10/12, 5/11 e 11/8. Hugo voltou à mesa e passou como um trator pelo alemão Cedric Meissner, 97º, por 3 sets a 0 (11/7, 11/4, 11/4), forçando portanto o quinto e decisivo jogo.

Meissner ficou na mesa e ao lado de Franziska venceu Robles e Gauzy por 3 a 1, parciais de 11/3, 8/11, 11/5 e 11/7. Ainda hoje, o Saarbrücken enfrenta o Borussia Düsseldorf pela grande final. O time de Qiu Dang, Anton Källberg e Timo Boll derrotou o ASV Grünwettersbach por 3 a 1 na outra semfinal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

JOGAÇO PARA ABRIR O CONFRONTO

No primeiro confronto, Hugo abriu 4 a 2 e 5 a 3, mas foi logo ultrapassado por Jorgic. Teve novamente vantagem no fim da primeira parcial e chegou ao set point e 10 a 9. Após uma bola na rede, conseguiu finalmente converter a segunda chance com a ajuda da barulhenta torcida do Ochsenhausen.

Mas o esloveno começou o segundo set com tudo e abriu 5 a 0. Jorgic conseguiu manter a vantagem e fechou em 11 a 4. O europeu continuou dominando o jogo no terceiro set, abrindo 8 a 2. Jorgic chegou ao set point em 10 a 5. Hugo esboçou uma reação, mas era tarde demais e Jorgic fechou em 11 a 8.

Fu Yong, técnico do Ochsenhausen, pediu mais variações e para que Hugo jogasse mais lentamente e assim, impor seu maior talento na mesa. Os conselhos deram certo e o brasileiro abriu 4 a 2. Com jogadas mais curtas, Hugo ampliou sua vantagem e fechou sem dificuldades, em 11 a 6.

O quinto e decisivo set começou com Jorgic ganhando por 3 a 0. Porém, Hugo conseguiu empatar o jogo, forçando um pedido técnico de Zhi Wang, do Saarbrücken. Na volta ao jogo, o brasileiro passou na frente (4 a 3), mas logo levou a virada em 7 a 4.

Hugo reagiu e novamente chegou ao empate, mas na reta final do jogo o esloveno fez três pontos seguidos e fechou a parcial em 11/8. Vitória do Jorgic, e do Saarbrücken por 3 sets a 2, par11/8 e fechou o jogo.

TROCA DE ADVERSÁRIO NÃO AFETA HUGO

Para o quarto jogo, ele enfrentaria Yuto Muramatsu mas de última hora, o técnico dos adversários. Perguntado sobre a troca, Hugo afirmou ao fim do jogo que ele já havia se preparado para enfrentar qualquer um dos adversários.

A troca não teve efeito sobre o jogo de Calderano que dominou por completo o alemão Cedric Meissner do início ao fim. Após um primeiro set mais equilibrado, Hugo nunca perdeu a vantagem e fechou em 11/7. O segundo set começou com o ponto mais espetacular do dia por Hugo. Ele abriu 10 a 1, permitiu uma pequena reação do adversário, mas fechou em sustos em 11 a 4. O brasileiro não perdeu o embalo e fechou o terceiro set e o jogo com o mesmo placar.

O destaque do jogo ficou por conta de uma série de pontos de Hugo no início do segundo set, iniciados por um espetacular backhand de duas mãos:

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Tênis de Mesa