Siga o OTD

Tênis de Mesa

Guia do WTT Star Contender de Doha no Tênis de Mesa

Bruna Takahashi, Hugo Calderano e Vitor Ishiy são os brasileiros no torneio que abre a temporada 24

hugo calderano vitor ishiy bruna takahashi tênis de mesa wtt star contender doha
(Fotos: Rafael Bello/COB)

O calendário do tênis de mesa mundial não para! O WTT Finals de 2023 aconteceu esta semana em Doha, mas a capital do Catar já recebe a partir desta segunda-feira (8) a abertura da temporada 24. O WTT Star Contender Doha conta com a participação de três brasileiros no Oriente Médio: Bruna Takahashi, Hugo Calderano e Vitor Ishiy. Portanto, saiba tudo sobre o evento que vai até o dia 13.

Quem participa da chave do WTT Star Contender de Doha?

Tanto na chave feminina quanto na masculina, nove dos dez melhores do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa participam.

A chave feminina é encabeçada pelas chinesas Sun Yinghsa, Wang Yidi, Wang Manyu e Chen Meng.

40 atletas estão garantidas na chave principal, sendo 36 pelo ranking e quatro convites. A chave fechou na portuguesa Jieni Shao, 53º e a 16ª e última cabeça-de-chave é a chinesa Kuai Man, 19ª do ranking. Bruna Takahashi, 23ª está garantida na chave principal que começa na quarta-feira (10).

44 outras mesa-tenistas disputam, enfim, as oito últimas vagas no qualificatório.

Na chave masculina, os quatro primeiros cabeças-de-chave também são chineses: Fan Zhendong, Wang Chuqin, Ma Long e Liang Jingkun. E Hugo Calderano, do Brasil, é o quinto favorito. Atrás deles, outros três asiáticos: Lin Yun-Ju, de Taiwan é o 6º cabeça, e os chineses Lin Gaoyuan e Lin Shidon completam os oito favoritos.

40 atletas estão garantidas na chave principal, sendo 35 pelo ranking e cinco convites.  A chave fechou no sul-coreano Cho Seungmin, 40º do mundo. O último cabeça de chave, 16, é o português Marcos Freitas, 18º do mundo.

Já as chaves das duplas serão compostas por 16 times, sendo que 12 já estão pré-classificados e outros quatro se classificam pelo qualificatório. O único brasileiro garantido é Vitor Ishiy, na chave de dupla masculina com o húngaro Nandor Ecseki.

Brasileiros no quali

Vitor Ishiy e Bruna Takahashi também participam da competição de duplas mistas, onde eles são a primeira dupla cabeça-de-chave. Eles enfrentam os poloneses Jakub Dyjas e Natalia Bajor pela estreia. Se vencer, decidem a vaga contra os coreanos Joo Cheonhui e Cho Seungmin ou os franceses Alexis Lebrun e Jia Nan Yuan.

Ishiy, 96 do mundo, também participa do quali no individual. Ele estreia contra o japonês Yoshimura Maharu, cabeça 8 e 58º do mundo. Em caso de vitória pega outro asiático: ou o indiano Sathiyan Gnanasekaran, 89º, ou o iraniano Nima Alamian, 208º. Em caso de vitória pode enfrentar Nandor, 245º e seu parceiro de duplas, ou Ho Kwan Kit, de Hong Kong, 162º do mundo, ou os egípcios Mohamed El-Beiali, cabeça 11 e 64º do mundo ou Khalid Assar, 341º, pela vaga.

Quando são os jogos do WTT Star Contender de Doha?

Hugo Calderano disputou hoje o Final Four na Alemanha e já viaja nesta segunda-feira (8) para o Catar. Ele estreia na quarta-feira (10) pela chave principal, assim como Bruna Takahashi na chave feminina.

Mas ao lado de Vitor Ishiy, ela já estreia nesta segunda-feira (8) às 12h55, horário de Brasília pela estreia do quali de duplas mistas, contra os poloneses Jakub Dyjas e Natalia Bajor.

Mais cedo, às 5h55, horário de Brasília, ele duela contra o japonês Yoshimura Maharu, cabeça 8 e 58º do mundo, pela estreia do quali de simples.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Tênis de Mesa