Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Duplas garantem 16 pódios no tênis de mesa no Parapan

Com 14 semifinais e duas finais, Brasil já tem 16 medalhas asseguradas nas duplas do Parapan de Santiago

Israel Stroh e Jennyfer Parinos em ação como duplas no Parapan de Santiago-2023 com o tênis de mesa
(Foto: Ana Patrícia/CPB)

O Brasil segue fazendo uma grande campanha no tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Depois de conquistar 22 medalhas nas disputas individuais, o país assegurou mais 26 pódios nas disputas de duplas após os jogos deste domingo (20). São 14 parcerias garantidas nas semifinais e outras duas que estão nas finais de suas respectivas classes. As partidas decisivas acontecerão nesta segunda-feira.

As duplas que já tem, no mínimo, uma medalha de prata garantida são Joyce de Oliveira/Fabio Souza (XD10) e Guilherme Costa/Iranildo Espíndola (MD4). Joyce e Fabio chegaram na final do torneio de duplas mistas da classe X10 após derrotarem os argentinos Gabriel Copola/Nayla Kuell por 3 a 0. Seus adversários na decisão serão os chilenos Maximiliano Rodriguez/Tamara Leonelli.

Joyce de Oliveira e Fabio Souza estão na final de Santiago-2023 (Foto: Ana Patrícia/CPB)

Já Guilherme e Iranildo disputam o torneio de duplas masculinas da classe MD4, que reúne apenas quatro duplas em um grupo único. Os brasileiros ganharam dos cubanos Yunier Fernández/Osviel Nodarse e os argentinos Jose Bustamante/Fernando Eberhardt e estão em primeiro lugar da chave. Eles estão em primeiro lugar e enfrentarão os chilenos Luis Flores/Vicente Leiva valendo o ouro.

Duplas semifinalistas

As duplas femininas e masculinas que estão na semifinais são: Cátia Oliveira/Joyce de Oliveira (WD5-10), Marliane Amaral/Thais Severo (WD5-10), Danielle Rauen/Jennyfer Parinos (WD14-20) e Lethícia Lacerca/Sophia Kelmer (WD14-20); David Freitas/Cadu Moraes (MD8), Lucas Arabian/Fabio Souza (MD8), Israel Stroh/Paulo Salmin (MD14), Gabriel Antunes/Jean Mashki (MD18) e Claudio Massad/Luiz Guarnieri (MD18).

Thais Severo e Marliane Amaral durante disputa do Parapan de Santiago-2023
Thais Severo e Marliane Amaral (Foto: Ana Patrícia/CPB)

Completam a lista as duplas mistas formadas por: Lucas Arabian/Cátia da Silva (XD4-7), Eziquiel Babes/Thais Severo (XD4-7), Sophia Kelmer/Lucas Carvalho (XD14-17), Israel Stroh/Jennyfer Parinos (XD14-17) e Danielle Rauen/Gabriel Antunes (XD20). Allana Maschio e Claudio Massad (XD20) também disputaram a competição, mas não passaram da fase de grupos.

Chances de finais brasileiras

O Brasil terá dois representantes nas semifinais de seis torneios do tênis de mesa no Parapan de Santiago-2023. Em cinco delas, haverá a possibilidade uma final com as duas duplas do país. Pela chave de duplas masculinas da classe MD8, David Freitas e Cadu Moraes enfrentarão os chilenos Maximiliano Rodrigue/Cristian Gonzalez, enquanto Lucas Arabian e Fabio Souza duelarão contra os mexicanos Victor Reyes/Francisco Gonzalez.

Já na classe MD18, Gabriel Antunes e Jean Mashki enfrentarão os estadunidenses Logan Watson/Tahl Leibovitz. Enquanto isso, Claudio Massad e Luiz Guarnieri jogarão contra os chilenos Claudio Bahamondes/Manuel Echaveguren. Ainda na disputa masculina, Israel Stroh e Paulo Salmin terão os estadunidenses Ian Seidenfeld/Marco Makkar na semifinal da classe MD14.

Claudio Massad e Luiz Guarnieri em ação no tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
Luiz e Claudio garantiram mais uma medalha para o tênis de mesa no Parapan (Foto: Ana Patrícia/CPB)

Pelas mistas na classe XD14-17, Sophia Kelmer e Lucas Carvalho passaram pelos costa-riquenhos Aneth Aray/Steven Roman por 3 a 0 e enfrentarão os chilenos Ignacio Torres/Florencia Pérez. Do outro lado da chave, Israel Stroh e Jennyfer Parinos bateram os colombianos José Vargas/Manuela Mazuera por 3 a 0 e terão os argentinos Darío Neira/Giselle Muñoz pela frente.

Já na classe XD4-7, Lucas Arabian e Cátia da Silva jogarão contra os mexicanos Victor Reyes/Maria Sigala ou os argentinos Elías Romero/Maria Garrone, enquanto Eziquiel Babes e Thais Severo jogarão contra os estadunidenses Jenson Van Emburgh/Pamela Fontaine. Por fim, na classe XD20, Danielle Rauen e Gabriel Antunes venceram dois jogos para ficarem em primeiro lugar do grupo A. Na semi, enfrentarão os colombianos Alvaro Puerto/Yessica Alzate.

Duplas femininas

O tênis de mesa do Brasil garantiu duas medalhas em cada um dos torneio de duplas femininas do Parapan. Pela chave da classe WD5-10, Cátia Oliveira/Joyce de Oliveira e Marliane Amaral/Thais Severo venceram todos os seus jogos da primeira fase e terminaram na liderança de seus grupos. Na semi, Thais e Marliane enfrentarão as colombianas Manuela Guapi/Nelly Sanchez, enquanto Cátia e Joyce jogarão contra as argentinas Maria Garrone/Nayla Kuell.

Sophia Kelmer e Lethícia Lacerda representam o Brasil no tênis de mesa do Parapan de  Santiago-2023
Brasil tem quatro representantes nas semifinais de duplas femininas (Foto: Ana Patrícia/CPB)

Já pelo torneio da classe WD14-20 de Santiago-2023, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos garantiram a primeira colocação do grupo A após vencerem as mexicanas Jeanelly Gongora/Claudia Perez e as colombianas Yessica Alzate/Manuela Mazuera, ambas por 3 a 0. Na semifinal, elas enfrentarão as compatriotas Lethícia Lacerca e Sophia Kelmer, que ficaram em segundo lugar do grupo B.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia