Siga o OTD

Tênis de Mesa

Lucas Romanski, de brincadeira à promessa do Brasil

Conheça a carreira e a trajetória do paulista Lucas Romanski, uma das principais promessas do Brasil no tênis de mesa

Lucas Romanski, jovem promessa brasileira no tênis de mesa (Divulgação/ITTF Américas)
(Divulgação/ITTF Américas)

O tênis de mesa foi um dos destaques do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Ao todo, foram sete medalhas conquistadas. Além dos pódios nas duplas e por equipes, Bruna Takahashi foi prata no simples feminino, enquanto Hugo Calderano se consolidou no continente com o tricampeonato do Pan entre os homens. Porém, como todo esporte, a modalidade está sempre se renovando e novos atletas surgem todos os anos. Um deles, que vem se destacando nos torneios de base, é o paulista Lucas Romanski, de apenas 14 anos.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Como milhões de jovens pelo Brasil, Lucas é fã de futebol e começou a praticar o esporte desde pequeno. No entanto, nos últimos anos, ele resolveu dar chance ao tênis de mesa. “Eu sempre sonhei em ser jogador de futebol, porém veio a pandemia e consequentemente os treinos pararam. Aí, um amigo da escola me chamou para brincar no clube e eu acabei tomando gosto pela coisa (o tênis de mesa). Depois, ganhei meu primeiro campeonato e continuo tentando ser um atleta profissional”, disse o paulista.

Primeiros grandes resultados

E rapidamente os resultados começaram a aparecer. Em julho de 2021, ele se sagrou campeão do TMB Platinum do Rio de Janeiro na categoria mirim, seu primeiro torneio nacional, vencendo Davi Fujii por 3 a 1 (11/6, 12/10, 6/11 e 11/4) na decisão. Mais tarde, neste ano, Romanski levou dois ouros e duas pratas no Pan-Americano Sub-15, vencendo as disputas nas chaves de duplas masculinas e por equipes.

Já no último mês de outubro, Lucas conquistou o torneio de simples do WTT Youth Contender de Mosquera, na Colômbia, no Sub-15, além de ter sido vice-campeão na categoria Sub-17. Ele contou um pouco sobre a experiência de disputar uma competição no exterior. “Foi um campeonato de altíssimo nível, com uma dificuldade tremenda por conta da torcida e por conta da altitude, mas eu consegui me superar bem e sair com mais medalhas. É sempre muito bom representar o meu país, a seleção brasileira, e vou sempre lutar para trazer mais títulos”, relatou o atleta.

Lucas Romanski, destaque brasileiro no WTT Youth Contender de Mosquera, na Colômbia (Reprodução/Instagram/@lucasromanski._)

Próximos compromissos

A partir do dia 26 de novembro, Lucas Romanski irá disputar o Mundial Júnior de tênis de mesa. A competição ocorrerá na cidade de Nova Gorica, na Eslovênia, e terá duração até o dia 3 de dezembro. O paulista para parte do time brasileiro na categoria sub-15, que conta também com Julia Hatakeyama e Lana Ozeki, no feminino, e Davi Fujii e Hamilton Yamane, no masculino. Antes, todo o elenco do Brasil passará três semanas em um período de treinamentos em Portugal.

Por fim, Lucas encerrará a temporada de 2023 competindo na quarta etapa do Campeonato Brasileiro, em São Paulo-SP. As partidas acontecerão entre os dias 10 a 17 de dezembro.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis de Mesa