Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fecha Aberto Fa20 da Finlândia com 10 medalhas

Com cinco medalhas no individual e cinco medalhas nas duplas, Brasil fechou competição com 20 pódios

Atletas brasileiros de tênis de mesa paralímpico com medalhas no peito após conquistas no Aberto Fa20 da Finlândia
(Foto: Divulgação/CBTM)

Depois de faturar cinco medalhas nas disputas individuais, o Brasil também foi ao pódio cinco vezes nos torneios de duplas do Aberto Fa20 da Finlândia, evento de tênis de mesa paralímpico. Foram um ouro, com Joyce Oliveira/Lucas Arabian (XD7-10), uma prata e três bronzes. No total, o país encerrou sua competição na participação com dez medalhas.

O ouro do dia foi obtido por Lucas Arabian e Joyce de Oliveira, que triunfaram no torneio de duplas mistas das classes 7-10. Eles venceram todos os jogos que fizeram por 3 sets a 0. Na semifinal, passaram pelos poloneses Krszysztof Zylka/Dorota Buclaw em 11/8, 11/5 e 11/5. Já na decisão, assim superaram os franceses Florian Merrien/Flora Vautier por 11/6, 11/8 e 11/5.

“Jogamos com a França no grupo, uma dupla muito forte. Mas já tinha jogado contra eles antes e já estava mais preparada para a vitória. Resultados muito importantes aqui na Finlândia, voltando para casa com esse ouro em duplas e com a prata no individual”, explicou Joyce Oliveira, que foi vice-campeã do torneio individual das classes 3-5.

Outras medalhas

A prata do dia veio com Danielle Rauen, que fez parceria com o japonês Tamano Yamazaki no torneio de duplas femininas da classe 20. A dupla venceu três adversárias, mas perdeu a final contra as polonesas Natalia Partika, líder do ranking mundial na classe 10, e Karolina Pek, número 2 do mundo na classe 9. As europeias ganharam por 3 a 0 (11/5, 11/3 e 11/4).

Dani Rauen, bronze na disputa individual, ainda faturou outro bronze no torneio de duplas mistas das categorias XD17-20. Jogando ao lado do compatriota Paulo Salmin, a dupla perdeu a semifinal para os franceses Lucas Didier/Lucie Hautiere (11/3, 9/11, 8/11, 11/8 e 11/7). Por fim, os outros pódios vieram com o próprio Paulo Salmin e o Paulo Henrique Fonseca (MD14) e Guilherme Costa e Iranildo Espindola (MD4).

O Aberto Fa20 da Finlândia é um dos eventos que servem de preparação para o tênis de mesa paralímpico brasileiro para as disputas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, que acontecerão entre os dias 17 e 26 de novembro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia