Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano e brasileiros no Mundial de Tênis de Mesa

Saiba todas as informações sobre Hugo Calderano e outros brasileiros no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa em Durban

Hugo Calderano mesatenistas WTT Grand Smash
Hugo Calderano comemora o título do WTT de Doha (WTT)

Começa neste sábado (20), o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. A principal competição da modalidade vai acontecer na cidade de Durban, na África do Sul. A edição promete ser histórica, pois o continente africano não recebe o evento desde 1939, quando o Egito foi sede. Para o Brasil também, já que o país nunca esteve tão próximo de conquistar uma medalha inédita. São cinco brasileiros inscritos: Hugo Calderano, Eric Jouti, Vitor Ishiy, Bruna Takahashi e Luca Kumahara. Saiba onde assistir ao vivo e outras informações o sobre o torneio.

+Confira o aquecimento para o Mundial de Tênis de Mesa no Blog da Lyanne Kosaka

O Mundial cai contar com transmissão ao vivo da ESPN 3 (TV por assinatura), de segunda a quinta, a partir das 13h30 ( horário de Brasília), e de sexta a domingo, começando às 8h. Além disso, o serviço de streaming Star + vai transmitir todos os jogos.

O Mundial é difícil

O Campeonato Mundial é considerado mais competitivo do que os Jogos Olímpicos. Isso se explica, pois nas Olimpíadas, há um limite de dois atletas inscritos por cada país, tal limitação não existe no Mundial. Dessa forma, os cinco principais chineses no ranking da WTT  (Fan Zhendong [1°], Wang Chuqin [2°], Ma Long [3°], Liang Jingkun [5°] e Lin Gaoyuan [8°]) entram na disputa. 

Além disso, soma-se a essa briga, os inscritos outros mesatenistas que completam o Top 10 do ranking mundial. Entre eles, está Hugo Calderano, atual número seis do Mundo e  principal esperança de medalha para o Brasil. Ao todo, serão 128 atletas nas disputas individuais, enquanto nas duplas terão 64 equipes.

Brasileiros na disputa

Em um momento mágico na carreira, Hugo Calderano disputa o seu sexto Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. A estreia aconteceu em 2013, na edição de Paris (FRA). Em seguida, jogou também na China (2015), Alemanha (2017), Hungria (2019) e Estados Unidos (2021). Até o momento, sua melhor performance foi em Houston (EUA). Lá, o brasileiro parou nas quartas de final com uma derrota dura diante do chinês Liang Jingkun após estar vencendo por 3 sets a 0.

Hugo Calderano foi campeão do WTT Contender de Doha 2023 (WTT)
Hugo Calderano foi campeão do WTT Contender de Doha 2023 (WTT)

Nesta temporada, Calderano começou com tudo e faturou o título dos WTTs de Durban e Doha. Além disso, ele parou na semifinal do Grand Smash de Singapura em março.  Como resultado, o brasileiro é o melhor não asíatico no ranking mundial.

Bruna Takahashi enquanto joga no WTT Champions de Macau de tênis de mesa
Bruna Takahashi no WTT Champions Macau (WTT)

Além de Hugo Calderano, o Brasil ainda conta com mais quatro atletas no individual. Vitor Ishiy (90°) e Eric Jouti (174°) disputam no masculino. Já no feminino, Bruna Takahashi também é esperança de medalha. A brasileira é a atual número 12 da WTT e vai brigar pelo pódio. Por fim, Luca Kumahara (117º) fecha a lista de brasileiros. Ele é o primeiro mesatenista transgênero da história do esporte e anunciou recentemente que fará sua transição para categoria masculina.

Adversários definidos

Nesta quinta-feira, foram sorteados os chaveamentos das primeiras rodadas do Mundial de Durban. Dessa forma, os brasileiros já conhecem seus primeiros adversários. Contudo, a organização ainda não definiu os horários dos jogos. Veja os confrontos abaixo.

Simples
Vitor Ishiy
x Dang Qiu (ALE)
Eric Jouti x Truls Moregard (SUE)
Hugo Calderano x Brian Afanador (PUR)
Bruna Takahashi x SUH Hyo Won (KOR)
Luca Kumahara x Adriana Diaz (PUR)

Duplas

Vitor Ishiy/Eric Jouti x Theo Cogill(RSA)/Chetan Nathoo(RSA)
Luca Kumahara/Bruna Takahashi x Zdena Blaskova(CZE)/Katerina Tomanovska (CZE)
Vitor Ishiy/Bruna Takahashi x Isabela Lupulesku (SRB)/Dimitrije Levajac (SRB)

Curiosidades sobre Durban

Embora a África do Sul tenha 11 idiomas oficiais e nenhum deles seja o português, a região onde fica Durban teve colonização de Portugal. O navegador Vasco da Gama avistou o local em 1497, enquanto procurava rotas entre a Europa e a Índia, batizando o lugar de Natal.  

Imagem panorâmica de Durban, sede do Mundial de Tênis de mesa
Imagem panorâmica de Durban, sede do Mundial de Tênis de mesa

Inclusive, o nome da província onde Durban fica localizada se chama Kwa-Zulu Natal. Além disso, ainda é possível encontrar lembranças da passagem portuguesa pelo lugar. A população é estimada em três milhões de pessoas. Parte considerável dela é formada por povos asiáticos, principalmente indianos, fruto da migração iniciada no século XIX.  Esteticamente, a cidade remete a algumas capitais litorâneas brasileiras.   

Ficha técnica e onde assistir ao vivo

Campeonato Mundial de Tênis de Mesa
Início 
sábado (20/05) – Término: domingo (28/05)
Local: Centro Internacional de Convenções de Durban, na África do Sul
Onde assistir ao vivo: ESPN 3 e Star+

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Tênis de Mesa