Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence duas, mas Brasil perde para Portugal no Mundial

Após vitória na estreia, Brasil perde para Portugal no torneio masculino do Mundial por equipes

Hugo Calderano Brasil Mundial
Calderano venceu os dois jogos que fez (Foto: WTT)

O Brasil foi derrotado por Portugal na segunda rodada do torneio masculino do Mundial de tênis de mesa por equipes, em Chengdu, na China, na madrugada deste domingo (02). Hugo Calderano venceu os dois duelos que fez, contra João Geraldo e Marcos Freitas, mas Eric Jouti (2x) e Vitor Ishiy perderam seus embates. O placar final foi de 3 a 2.

+ Equipe feminina acumula uma vitória e uma derrota no Mundial

Vindo de uma vitória confortável contra a Dinamarca na estreia, o Brasil encarou na segunda rodada o adversário de maior perigo na fase inicial. A expectativa de um grande confronto se fez valer na prática e a partida teve que ser decidida em cinco jogos.

Como foi o jogo

O primeiro brasileiro a entrar em ação foi Hugo Calderano. Em um jogaço, ele venceu João Geraldo por 3 sets a 2 (13/11, 6/11, 11/8, 7/11 e 11/8) e colocou o Brasil em vantagem. Na sequência, porém, Eric Jouti foi dominado por Marcos Freitas e perdeu por 3 a 0 (11/4, 11/6 e 11/5).

Calderano e Jouti se cumprimentam no Mundial por equipes de tênis de mesa Portugal
Hugo Calderano comemora vitória com Jouti, enquanto o cumprimenta (Foto: WTT)

Em seguida, foi a vez de Vitor Ishiy encarar João Monteiro. Também em cinco sets, o brasileiro perdeu, em parciais de 12/10, 4/11, 9/11, 11/5 e 11/8, e Portugal passou a frente no confronto.

Hugo Calderano voltou à mesa no quarto duelo precisando da vitória para manter o Brasil vivo. E o número 5 do mundo assim o fez. Bateu Marcos Freitas por 3 a 1 (11/8, 9/11, 11/9 e 11/7) e deixou o placar igualado, forçando o cinco jogo.

No duelo decisivo, Eric Jouti encarou João Geraldo e chegou a vencer o primeiro set, mas sofreu a virada e perdeu por 3 a 1 (7/11, 11/4, 11/7 e 11/4).

Situação no Mundial

Com o tropeço, o Brasil acumula uma vitória e uma derrota no torneio masculino do Mundial por equipes de tênis de mesa. O time verde-amarelo aparece na segunda colocação, atrás justamente de Portugal, que venceu seus dois confrontos. No entanto, Dinamarca e Eslováquia ainda se enfrentarão na rodada.

Eric Jouti Mundial por equipes
Eric Jouti em ação (Foto: WTT)

O grupo do Brasil é composto por quatro equipes. Todas jogam entre si e, ao final das três rodadas, os dois melhores avançam às oitavas de final. O terceiro colocado também avança caso seja um dos três melhores times ainda não classificados de forma direta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O último jogo do Brasil na fase de grupos será contra a Eslováquia, na segunda-feira (03), às 23h, no horário de Brasília.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis de Mesa