Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sophia Kelmer fatura prata no Aberto da República Tcheca

Depois de vencer os três primeiros jogos, Sophia Kelmer perdeu a final em cinco sets para a japonesa Yuri Tomono e ficou com a medalha de prata

Sophia Kelmer no Aberto Paralímpico da França de tênis de mesa
Fotojump/CBTM

Sophia Kelmer conquistou nesta sexta-feira a medalha de prata no torneio feminino individual da classe 8 do Aberto Paralímpico da República Tcheca de tênis de mesa. Depois de duas vitórias na quinta, a brasileira superou Suwarti Suwarti, da Indonésia, na semifinal e ficou com a medalha de prata ao perder a decisão para a japonesa Yuri Tomono.

“Fico feliz por ter desempenhado muito bem neste campeonato. Em todos os jogos eu consegui fazer o que estava treinando e, com o resultado, consigo ver que estou melhorando bastante o meu nível de jogo”, analisou Sophia. “Vejo como muito gratificante conquistar uma medalha em um aberto internacional, principalmente na Europa. É uma sensação inimaginável e fico muito feliz por estar conquistando tudo isso”, acrescentou a medalhista.

Na fase de grupos, Sophia Kelmer venceu inicialmente a dinamarquesa Freja Larsen em sets diretos, com parciais de 11/6, 11/8 e 11/6. Também por 3 a 0, a brazuca passou pela polonesa Magdalena Pawlasek (11/6, 11/2 e 11/8). Nesta sexta-feira, no entanto, os jogos foram bem mais difíceis e só foram resolvidos depois de cinco sets.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na semifinal contra Suwarti Suwarti, que nas quartas de final eliminou a brasileira Lethicia Lacerda, Sophia Kelmer venceu o primeiro set por 11/8, levou o empate na sequência por 11/6, voltou a liderar com outro 11/8 e sofreu de novo a igualdade ao perder por 11/5. No set decisivo, no entanto, ela venceu com autoridade por 11/3 e conseguiu a classificação para a final.

Na decisão da medalha de ouro, a japonesa Yuri Tomono abriu 2 a 0 ao vencer os dois primeiros sets por 11/4. Apesar do domínio da mesatenista asiática no começo do jogo, Sophia Kelmer não desanimou e empatou o jogo ao vencer as parciais seguintes por 11/9 e 11/4. No set decisivo, no entanto, Tomono conseguiu 11/8 e conquistou o título.

DUPLAS

Com o término das competições individuais, tiveram início as disputas em duplas, masculinas, femininas e mistas, quando os brasileiros foram às mesas inicialmente pelas classes MD4 e MD18 entre os homens. Em ambas avançaram para a fase eliminatória, tendo Guilherme Costa e Iranildo Espíndola encerrado sua participação pela classe MD4 ainda nesta sexta-feira.

Os brasileiros venceram as três partidas pela fase de grupos: 3 a 2 em Lukas Klizan e Peter Lovas, da Eslováquia (6/11, 5/11, 11/9, 11/6 e 11/8); 3 a 1 nos italianos Federico Crosara e Federico Falco (11/9, 11/4, 6/11 e 11/9); e 3 a 2 no israelense Chen Baruch e no espanhol Daniel Rodriguez (11/8, 11/13, 12/10, 8/11 e 11/3). Nas quartas de finais, cruzaram com Jiri Suchanek e Martin Zvolanek, atletas da casa, que saíram vitoriosos por 3 sets a 1 (11/7, 7/11, 7/11 e 9/11).

Na Classe MD18, Paulo Henrique Fonseca e Gabriel Antunes seguem vivos na disputa por medalhas. Neste sábado (25) enfrentam os espanhóis Marlon Lopez e Alejandro Diaz pelas oitavas de finais. Caso avancem, terão pela frente nas quartas os indonésios Komet Akbar e Banyu Mulyo, que avançaram por bye.

Hoje, pelo Grupo 6, a dupla brasileira venceu seus três jogos. Aplicou 3 a 1 nos japoneses Koyo Iwabuchi e Hayuma Abe (7/11, 12/10, 12/10 e 11/9), 3 a 1 no dueto composto pelo luxemburguês Phillippe Hein e pelo austríaco Nathan Pellissier (10/12, 11/6, 12/10 e 11/9), além de 3 a 0 na dupla formada pelo húngaro Gyula Zborai e pelo japonês Mahiro Funayama

O ITTF Czech Para Open 2022 (Aberto Paralímpico da República Tcheca) encerra neste sábado em Ostrava, com a sequência das competições por duplas masculinas, femininas e mistas. Os brazucas estarão em ação pelas classes MD18 (com Paulo Henrique Fonseca e Gabriel Antunes) e XD17 (com Lucas Santos e Sophia Kelmer).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia