Siga o OTD

Tênis de Mesa

Etapa do Brasileiro tem maior número de inscritos da história

Evento que acontece em Joinville, recebeu 3.805 inscrições de quase 2 mil atletas e reúne atrativos, como a participação de Hugo Hoyama

tênis de mesa Hugo Hoyama
(Gaspar Nóbrega/COB)

A maior competição da história da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM está prestes a começar em Joinville (SC). Neste sábado (4), vai ser dada a largada para o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, que bateu recorde na quantidade de atletas inscritos: quase 2 mil, com 3.805 inscrições, sendo 722 para as disputas dos eventos de clubes olímpicos e 73 paralímpicos, 1.742 para o individual olímpico e 173 no paralímpico, além de 964 para as disputas das Seleções Estaduais olímpicas e 131 nas paralímpicas. O torneio marca ainda o encerramento do calendário nacional da modalidade e coleciona atrativos.

Além dos quase dez dias de grandes jogos de tênis de mesa, o campeonato, que termina no dia 12, vai ter como destaque: a inscrição do maior vencedor da história do Absoluto A, o multicampeão Hugo Hoyama; a participação das medalhistas paralímpicas, Cátia Oliveira, Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos; e as diversas atividades paralelas ao evento principal.

+ Dupla masculina é bronze no tênis de mesa; feminina tá na final

O palco de todas essas atrações vai ser o Centreventos Cau Hansen, que já está preparado para receber todas as atrações. Uma delas é a participação do embaixador do tênis de mesa e atleta da Academia de Tênis de Mesa Life Pong-SP. Hugo Hoyama, donos de 15 medalhas em Jogos Pan-Americanos, recordista de participações olímpicas (seis como jogador e duas como técnico) e recordista de ouros no Absoluto A, com sete títulos (1991, 1993, 1994, 1995, 1998 e 2002), vai compor a equipe nos confrontos dos eventos de clubes.

“A expectativa é fazer o melhor possível. Estou sem ritmo de jogo, mas vamos ver se, com a minha experiência, eu posso ajudar a equipe a chegar o mais longe possível. Há outros times favoritos, mas nunca se sabe”, disse Hugo Hoyama.

Depois de um longo tempo sem treinar em alto nível, o embaixador da modalidade acredita que o desafio não vai ser fácil, mas, para ele, o que mais importa é aproveitar os momentos à mesa.

“Vai ser difícil. Vou tentar usar toda a concentração possível e alguns macetes que a gente aprende depois de velho (risos). O principal vai ser desfrutar depois de um longo tempo sem jogar, isso é o mais importante para mim. Agora, a responsabilidade de ganhar de mim é da molecada”, brincou.

Além de Hoyama, as outras atrações ficam por conta de três atletas que deram show na Paralimpíada de Tóquio. Uma delas é Cátia Oliveira, da Associação Nova Era de Tênis de Mesa-SP. A medalhista de bronze nos Jogos vai estar em Joinville para jogar o campeonato individual paralímpico da Classe 2 e promete buscar mais um pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outras duas mesa-tenistas que fizeram bonito no Japão também participam do TMB Platinum Brasileiro. A medalhista de prata no individual da Classe 10 do megaevento, Bruna Alexandre, do SERC Santa Maria/ São Caetano-SP, e Jennyfer Parinos, do CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/FUPES-SP (juntas, elas são donas de um bronze por equipes na Classe 9-10 na Tóquio 2020, mesma medalha que levaram na Rio 2016) vão participar do evento olímpico na disputa do Absoluto A Feminino.

Esta não vai ser a primeira vez no ano em que elas vão jogar eventos olímpicos. Em outubro, as atletas estiveram no Rio de Janeiro (RJ) para competirem na sétima edição do TMB Challenge Plus. Na competição, Bruna esteve no torneio do Rating A, em que acabou campeã do pleito, enquanto Jennyfer participou do Absoluto A e ficou na quarta posição.

Mais em Tênis de Mesa