Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil bate o Canadá e leva o tri feminino do Pan-Americano

Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada passaram por pedreiras nas eliminatórias, como Porto Rico e Estados Unidos, para levar o ouro

(Divulgação/CBTM)

O título feminino por equipes é do Brasil. Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada fizeram uma campanha excepcional no Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa, em Lima, no Peru, e foram coroadas com o tricampeonato da competição nesta sexta-feira (19). No caminho para a glória, as brasileiras tiveram de superar pedreiras. Depois de ter passado por Porto Rico nas quartas de final, elas bateram a forte equipe dos Estados Unidos por 3 jogos a 2 nas semifinais e o time do Canadá por 3 a 1 na decisão.

Na final, a primeira a entrar em ação foi Carol. Diante da adversária mais complicada, Zhang Mo, a brasileira teve muitas dificuldades de entrar na partida e chegou a estar perdendo por 6 a 0, mas melhorou durante o set e chegou a encostar no placar. Porém, ao final, a canadense conseguiu triunfar por 11 a 8. A parcial seguinte foi bem mais acirrada com nenhuma das duas assumindo a liderança. No primeiro set point do confronto, Caroline Kumahara não pestanejou e fechou em 12 a 10 (1 set a 1).

+ Carol Meligeni faz primeira final de duplas de um torneio WTA 125

Mo Zhang chegou a abrir bem na disputa seguinte, abriu 5 a 1, mas viu a brasileira crescer e virar para 6 a 5, o que forçou um pedido técnico canadense. Depois desse momento, Carol chegou a ter vantagem, mas permitiu o retorno da adversária, que fechou em 11 a 9. O triunfo no terceiro set pareceu ter dado um gás a mais para a canadense, que matou o jogo em 11 a 6: 3 sets a 1 para Zhang, 1 jogo a 0 para o Canadá.

Bruna Takahashi foi a próxima a jogar ao encarar a jovem Ching Nam Fu. A paulista se impôs desde o princípio e aplicou no primeiro set: 11 a 7. A partida ficou mais acirrada na segunda parcial, mas a brasileira abriu no final do embate e fechou em 11 a 8.

tênis de mesa Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada garantiram o tricampeonato brasileiro no Pan-Americano de tênis de mesa
Bruna Takahashi foi um dos destaques da ótima campanha brasileira no Pan-Americano de tênis de mesa (Santiago Regaira/ITTF Americas)

Um outro cenário foi visto na sequência, a canadense teve um começo bem ofensivo e preciso, o que acarretou na vantagem da jovem por 6 a 1. Porém, Bruna se recuperou e colocou 7 a 5 no placar, o que forçou um pedido de tempo pela técnica do Canadá. Apesar da adversária ter continuado em bom nível, Bruna usou da experiência para virar para 12 a 10 e finalizar o confronto em 3 a 0. Empate brasileiro em 1 jogo a 1.

Na sequência, Jessica Yamada foi para a mesa com a missão de bater Ivy Liao para colocar a sua equipe na dianteira do placar. E ela cumpriu bem a meta. A primeira parcial foi totalmente dominada pela brasileira que fez excelentes saques para garantir o 11 a 5. O mesmo não foi visto na decisão seguinte, em que o duelo ficou bem mais acirrado com ambas chegando a abrir vantagens durante o confronto. No final, a vitória ficou com a canadense por 11 a 9.

Jessica Yamada e Liao seguiram fazendo um jogo bastante franco e com os pontos sendo decididos em detalhes. O único momento em que alguém abriu margem foi no final do set com a brasileira colocando 11 a 8 e tomando a frente do confronto com 2 sets a 1.  Na quarta parcial, a mesa-tenista não deu nenhuma chance para a oponente e a superou por 11 a 5. 3 a 1 para Jessica, 2 jogos a 1 para o Brasil.

+ Bruno Soares cai no ATP Finals e encerra temporada de 2021

No embate mais pegado, Bruna encarou Mo Zhang. Como esperado, o primeiro set foi bem acirrado, com muitos empates e viradas até o final do duelo. Por fim, quem se deu melhor foi a brasileira com 12 a 10 com um último ponto digno de arrancar sorrisos. A sequência, porém, não foi muito boa para a mesa-tenista. A canadense encaixou melhor o seu estilo de jogo e conseguiu controlar a atleta do Brasil para colocar 11 a 6 no placar.

O começo da parcial seguinte até começou disputado, mas a brasileira passou a errar bastante no meio do set, enquanto a canadense seguiu regular. Isso ocasionou em um 11 a 5 para Zhang. Por outro lado, o jogo foi diferente na sequência. A canadense chegou a abrir vantagem, mas Bruna buscou. Ambas trocaram pontos até a paulista fazer 12 a 10. Empate no duelo entre as atletas.

Logo depois, a brasileira fez um set muito bom. Com ataques precisos e uma defesa certeira, ela chegou a estar perdendo, mas virou e passou a dominar a partida e fez o que era necessário para triunfar na parcial em 11 a 6. Era vitória da Bruna no set e no jogo, e do Brasil na final. Ouro para a equipe verde e amarela no Pan de tênis de mesa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Semifinal contra os Estados Unidos

No dia, as meninas ainda fizeram uma semifinal digna de decisão contra a forte equipe dos Estados Unidos.  O time brasileiro precisou de todos os cinco jogos para triunfar por 3 a 2 diante das norte-americanas e assegurar uma vaga na final do Pan de tênis de mesa.

As americanas saíram na frente com Lily Zhang triunfando diante de Caroline Kumahara por 3 sets a 1, com parciais de 12/10, 10/12, 6/11 e 5/11. O Brasil chegou ao empate com Bruna Takahashi, que bateu Amy Wang por 3 a 2 (2/11, 11/7, 8/11, 11/7 e 11/9.

A equipe verde e amarela tomou a frente do confronto quando Jessica Yamada entrou em ação diante da jovem Sarah Jalli. No embate, a brasileira fechou o jogo em 3 a 1, com parciais de 14/12, 11/13, 11/4 e 11/7. Logo depois, a semifinal voltou a ficar em igualdade, em razão da vitória de Lily diante de Bruna: 3 a 1 (5/11, 11/9, 11/13 e 6/11).

O jogo decisivo foi entre Carol e Amy. As atletas foram à mesa em um jogo marcado pelo excelente desempenho da brasileira diante da norte-americana, que viu o seu jogo não encaixar. Triunfo de Caroline Kumahara por 3 a 1, com parciais de 11/5, 11/4, 7/11 e 11/7.

Mais em Tênis de Mesa