Siga o OTD

Tênis de Mesa

Belo Horizonte recebe última TMB Challenge Plus de 2021

Presenças de atletas paralímpicos que estiveram em Tóquio e disputa acirrada pela título feminino são os destaques do evento

TMB Challenge Plus TÊNIS DE MESA
(Miriam Jerske/COB)

Depois de nove edições do TMB Challenge Plus realizadas até então, chegou a vez de Belo Horizonte (MG) ser a sede da décima e última edição do ano. Organizado pela Federação Mineira de Tênis de Mesa Olímpico e Paralímpico, o evento vai ser realizado no Clube Oi Art a partir desta sexta-feira (19) e conta com 315 atletas inscritos.

Substituindo a antiga Copa das Federações, o TMB Challenge Plus foi uma aposta da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) no Novo Modelo de Competições. Segundo o presidente da entidade, Alaor Azevedo, foi uma opção de muito êxito.

“O modelo de eventos do Circuito TMB vai se consolidando e se tornando importante alicerce para as Federações Estaduais terem possibilidade de melhor sustentação econômica, além de contribuir com o crescimento do tênis de mesa localmente. A Federação de Minas Gerais realiza seu segundo TMB Challenge Plus e temos certeza que será uma entrega bastante positiva para a nossa comunidade”, explica o dirigente.

+ Mattias Falck, surpreendente finalista no Mundial de 2019

Os destaques no evento mineiro são os paralímpicos Luiz Filipe Manara, Carlos Carbinatti (ambos do FranTT-Tibhar/CaféMorroGrande/Selam/Piracicaba-SP) e Paulo Salmin (AACD São Paulo-SP) – todos estiveram em Tóquio 2020 – e as líderes do ranking nacional do Absoluto A feminino, Victória Strassburguer (Sogipa Porto Alegre – RS) e Karina Shiray (Associação Registrense de TM-ARTEME-SP), que prometem acirrar a disputa pela liderança.

Dentre as três presenças de mesa-tenistas que estiveram no Japão para a Paralimpíada, Carbinatti (classe 10) e Manara (8) participaram do último evento que aconteceu no estado de Minas Gerais, o TMB Platinum, em Uberlândia, em setembro. E o resultado da dupla foi muito positivo. Ambos se impuseram e venceram o título de suas respectivas classes.

Antes de outra edição do TMB Challenge Plus em solo mineiro, Manara lembrou a sua participação em Tóquio e avaliou a temporada atual.

“Está sendo uma temporada muito boa para mim até pela participação em Tóquio, eu gostei muito do meu rendimento lá. Quando voltei, competi em Uberlândia e consegui sair campeão mesmo em uma fase pós-Paralimpíada, que a gente não está em um período intenso de treinamento”, disse o atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Belo Horizonte também vai receber as duas líderes da temporada no ranking feminino do Absoluto A, Victória Strassburger e Karina Shiray. As atletas estão separadas por apenas 400 pontos na lista, com a gaúcha somando 30.200 pontos e a paulista, 29.800. Quem vencer o campeonato vai assegurar, além do título do TMB Challenge Plus, a primeira colocação do ranking nacional.

A disputa, que promete ser quente em Minas Gerais, começa com as competições das categorias pré-mirim, mirim e juvenil na sexta-feira (19). No sábado (20), super pré-mirim, infantil, juventude, sênior/lady, veteranos, absolutos, e classes paralímpicas entram em ação. O último dia de evento, domingo (21), está reservado para o encerramento dos absolutos.

Mais em Tênis de Mesa