Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil define os atletas que disputarão torneio de simples em Tóquio

Bruna Takahashi e Hugo Calderano já estavam garantidos por serem os melhores do país no ranking mundial. Além da dupla, Gustavo Tsuboi e Jessica Yamada estarão na chave de simples no Japão

Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi e Jessica Yamada
Divulgação CBTM

Os técnicos Francisco Arado, o Paco, da seleção masculina, e Hugo Hoyama, seleção feminina, enviaram, nesta terça-feira (11), a lista dos nomes que disputarão os torneios individuais dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Hugo Calderano, que é do Time Nissan, e Bruna Takahashi, do Time Ajinomoto, por serem os melhores do país nos rankings mundiais dos dois naipes, já tinham posição assegurada. Os escolhidos para completar as vagas do Brasil foram Gustavo Tsuboi e Jessica Yamada.

O Brasil disputará também os torneios de equipes. Além dos quatro nomes individuais, foram convocados, no final do mês passado, os atletas Vitor Ishiy e Carol Kumahara.

-Governo confirma vacinação da delegação brasileira que vai a Tóquio

Tsuboi participa pela quarta vez dos Jogos Olímpicos, sendo o segundo atleta que mais disputou os Jogos em todos os tempos (Hugo Hoyama é o recordista, com seis Olimpíadas). Jessica Yamada, apesar de experiente, estreia em Jogos Olímpicos neste ano.

Jessica Yamada - Foto: Daniel Zappe/CBTM
Foto: Daniel Zappe/CBTM

A escolha foi fundamentada em participações dos dois atletas no Circuito Mundial. Tsuboi é o segundo melhor brasileiro no ranking mundial masculino, ocupando a 37ª posição. Jessica também a segunda melhor brasileira no feminino, com o 142° lugar.

Palavras dos técnicos

“O Tsuboi foi selecionado para representar o Brasil no individual por causa dos últimos resultados obtidos nos torneios internacionais. Ele teve bons resultados no Catar, vencendo jogadores como o Koki Niwa. Já havia tido um bom desempenho no WTT de Macau, quando venceu o chinês Zhao Zihao. Apresentou também bons resultados na Bundesliga, na Alemanha, contra atletas de alto nível”, lembra Paco.

Divulgação/ITTF

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Para mim, foi uma escolha que seguiu o ranking mundial. Jessica e Carol sempre estiveram muito próximas. Tenho certeza de que Bruna e Jessica vão nos representar bem e conseguirão bons resultados em Tóquio”, analisa Hugo Hoyama.

Gustavo Tsuboi segue treinando no Brasil e se junta ao grupo na Alemanha no final deste mês. Jessica Yamada segue na Europa, onde disputa a Superdivisão Espanhola e os playoffs da Liga Sueca.

Mais em Tóquio 2020