Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi se enfrentam na estreia do WTT Contender

Duelo brasileiro marca primeira rodada da chave principal do WTT Contender Doha, que terá também Bruna Takahashi no feminino e Gustavo Tsuboi/Vitor Ishyi nas duplas

hugo calderano x gustavo tsuboi

A abertura da chave principal do WTT Contender Doha terá um confronto brasileiro na primeira rodada do torneio. Cabeça-de-chave número 2 da competição, Hugo Calderano, do Time Nissan, vai enfrentar Gustavo Tsuboi em jogo que acontecerá nesta quarta-feira por volta das 08h15 no horário de Brasilia. No feminino, Bruna Takahashi, do Time Ajinomoto, vai enfrentar Ganna Gaponova, da Ucrânia, às 08h55.

Hugo Calderano é o número 6 do ranking mundial e cabeça de chave número 2 do WTT Contender. Gustavo Tsuboi é o 36° do mundo. Eles já se enfrentaram sete vezes em torneios internacionais e Calderano venceu todas, mas sempre teve confrontos muito duros e perdeu ao menos um set em cada partida. Além disso, os dois treinam juntos na Seleção e já se enfrentaram inúmeras vezes no Brasil e na Alemanha, onde ambos atuam. O último duelo aconteceu em fevereiro do ano passado, na final da Copa Pan-Americana: 4 a 1.

“Vai ser bem interessante voltar a competir no WTT, depois de alguns meses sem campeonatos internacionais. Será bom para ver como está o meu nível em relação aos outros jogadores. Esse novo formato de jogo, em melhor de cinco sets, será interessante, a gente terá de entrar mais concentrado e agressivo desde o início, pois qualquer detalhe pode fazer diferença. Estou chegando bem preparado. Não tivemos muitas competições nos últimos meses, então todos conseguiram treinar bem. Acho que o nível da competição será bem alto”, analisa Calderano.

Bruna, por sua vez, tem pela frente uma adversária que veio das fases preliminares. Ganna Gaponova ocupa a 69ª posição no ranking mundial, enquanto a brasileira é a 47ª. Será o primeiro duelo internacional entre as duas, num autêntico confronto de gerações: Bruna tem apenas 20 anos, enquanto a adversária tem 35.

Hugo Calderano, Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi serão os únicos brasileiros a disputar a chave principal da competição. Vitor Ishyi chegou perto da classificação, mas, depois de passar por Eugene Wang, do Canadá, na segunda-feira, teve dois jogos nesta terça. No primeiro, derrotou o eslovaco Lubomir Pistej por 3 a 1, mas depois perdeu por 3 a 2 para o italiano Mihai Bobocica na última e decisiva rodada do qualifying.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Apesar de não ter conseguido chegar na chave principal de simples do WTT Contender Doha, Vitor Ishyi vai disputar a de duplas. Ele vai jogar ao lado de Gustavo Tsuboi e a estreia está marcada para esta quarta-feira às 8h15 contra o espanhol Alvaro Robles e o romeno Ovidiu Ionescu.

O WTT Contender tem muitas semelhanças com o antigo Challenge. A pontuação nos rankings mundial e olímpico mudaram e a premiação também. No WTT Contender, serão distribuídos 200 mil dólares em prêmios, sendo US$ 15 mil (aproximadamente R$ 81.300) para o campeão. No dia 6, o segundo torneio, o WTT Star Contender, tem início no mesmo local, finalizando no dia 13.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa