Siga o OTD

Tênis de Mesa

Flávia Vilanova conta como foi ser árbitra geral do Brasileiro

Grávida, ela falou das dificuldades encontradas em um torneio realizado na pandemia e do fato de ser uma mulher comandando a arbitragem

tênis de mesa Flávia
Flávia Vilanova, destaque na arbitragem do tênis de mesa brasileiro (Divulgação/CBTM)

O Campeonato Brasileiro de 2020 de tênis de mesa teve uma mulher no comando do torneio, predominantemente disputado por homens. Flávia Vilanova foi a árbitra geral, conduzindo a competição com brilhantismo.

Ela tem vinte anos de atuação na modalidade. Ainda criança, começou como atleta, no colégio. “Um técnico me viu jogando e falou que eu tinha jeito. No ano seguinte, com 17 anos de idade, fiz curso de arbitragem e, após alguns anos, passei a ser apenas árbitra”, lembra.

Gravidez 

O Brasileiro de tênis de mesa não foi a primeira experiência de Flávia como árbitra-geral, nem em competições nacionais. Mas deve ser a mais marcante da carreira. Poucos dias antes do início, ela descobriu que estava grávida. E teve que enfrentar o desafio de conduzir um torneio cheio de novos protocolos, por causa da Covid-19.

+ Sai primeira versão do calendário nacional do ano que vem

“O maior desafio é o momento que estamos passando. Já fui árbitra geral outras vezes na CBTM e na Federação do Rio, mas desta vez é tudo muito diferente. Protocolos, coisas que nunca passamos antes. É tentar fazer certo. Os atletas também estão aprendendo com essa situação. Há os abraços, as máscaras. O tênis de mesa é uma família. É um encontro de pessoas que não se veem há meses. Como neste ano não tivemos competições, todos estavam muito saudosos”, reconhece.

Para inspirar

Flávia Vilanova é representante de uma nova geração de árbitras internacionais na modalidade. E ela tem três grandes árbitras que são inspiradoras. “Maricleia Gomes, Leonor Demário e Musa Ferrer. Tenho um carinho especial pela Leonor. Sou árbitra internacional porque ela apostou em mim”, lembra.

Ser mulher no comando não é fácil. “Há muito mais homens do que mulheres. Quando falava que era eu, a árbitra geral, eles ficavam surpresos. O esporte ainda é muito dominado pelos homens”, diz.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mas o conhecimento e o talento são determinantes na carreira. Flávia tem as dicas para ser uma grande árbitra: “É um esporte com muitas regras. Só quem ama realmente é que encara. Tem que saber escutar a bolinha, não apenas ver. Aquela bola que você não viu, mas você detectou com a audição, faz a diferença”.

Mais em Tênis de Mesa