Siga o OTD

Tênis de Mesa

Dupla do Saldanha da Gama conquista o Absoluto A

Giovana Grilo e Richard Pinheiro venceram o Absoluto B no Brasileiro de tênis de mesa de 2020

Giovana Grilo e Richard Pinheiro conquistam o Brasileiro de tênis de mesa
Giovana Grilo e Richard Pinheiro venceram o Absoluto B Brasileiro (Foto: Daniel Zappe)

O Brasileiro de tênis de mesa terminou com uma festa santista. Neste domingo (13), Giovana Grilo e Richard Pinheiros, do C.R.Saldanha da Gama/Joola/ADC Estrela/Sta.Cecília-SP, foram os campeões da categoria Absoluto A, a principal do tênis de mesa brasileiro.

Giovana Grilo conquistou o título no feminino, com Richard Pinheiro garantindo o ouro no masculino. As partidas foram disputadas na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro.

+ Monteiro e Takahashi se recuperam e vencem pelo Sporting

Giovana venceu o grupo único do torneio feminino, com três vitórias em quatro jogos disputados. Na última rodada, Giovana bateu Natália Munhoz (Ituano-SP), por 3 a 1 (11/3, 9/11, 11/1 e 11/7). Natália havia vencido as três partidas disputadas, enquanto Giovana tinha perdido um jogo. A jogadora do Ituano podia ser campeã vencendo apenas dois sets, dependendo do saldo de pontos.

A atleta da equipe santista iniciou o jogo comandando as ações. Conquistou uma boa vitória no primeiro set, mas ficou com a faca no pescoço ao perder a segunda parcial. No terceiro set, foi dona da mesa, perdendo apenas um ponto.

“Eu precisava vencer aquele set, pois seria muito arriscado ir para o quinto set e depender do saldo. E consegui uma boa vitória, desestabilizando o jogo da Natália”, lembra a campeã.

No quarto set, Natália começou impondo seu jogo, mas viu a adversária encostar e virar. Giovana confirmou a vitória e garantiu o primeiro Absoluto A de sua carreira, com apenas 17 anos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Na hora que virei o jogo, pensei comigo: “É agora”. O Absoluto A é o sonho de consumo de toda a atleta. Todo mundo que tem um sonho de ganhar um Campeonato Brasileiro, não importa a dificuldade, se dediquem ao máximo. Um dia, vocês conseguem”, declarou.

Duelo de Gerações no masculino

No duelo de gerações da final do Absoluto A masculino venceu a juventude. Richard Pinheiro, 18 anos, foi o grande campeão, ao bater Israel Barreto (APCEF Manaus-AM), 43 anos, por 3 a 0 (11/9, 11/9 e 12/10), na final da competição.

Mais do que isso, impediu que Israel atingisse uma marca histórica. Com cinco títulos, ele estava a apenas uma conquista de igualar Claudio Kano, o segundo maior vencedor da história. Hugo Hoyama é o maior vencedor de todos os tempos no Absoluto A, com sete títulos.

E Israel dava pinta de que não deixaria a oportunidade escapar. Chegou na decisão atropelando os rivais pelo caminho. Passou da primeira fase sem perder um set sequer e chegou com autoridade ao jogo decisivo. Que não entregou de mão beijada.

O amazonense teve uma atuação notável e dificultou ao máximo a vida do garoto Richard, que buscava a primeira conquista. Mas o atleta santista procurou movimentar o adversário ao máximo, tirando-o da zona de conforto e acabou levando a vantagem na decisão.

+ Rayssa Leal e João Lucas Alves vencem Brasileiro de street

Curiosamente, o garoto, da Zona Noroeste de Santos, começou na modalidade pelas mãos de outra amazonense: Lígia Silva, uma das maiores atletas do tênis de mesa brasileiro em todos os tempos, que construiu boa parte da sua carreira na Baixada Santista.

“Eu era um menino bem gordinho, comecei através da professora Lígia. Fui jogando campeonatos e, graças a ela, consegui bolsa no Saldanha”, lembrou o campeão, após a conquista.

Mais em Tênis de Mesa