Siga o OTD

Tênis de Mesa

Mundial por equipes na Coreia é adiado por coronavírus

Competição aconteceria entre os dias 22 e 29 de março na Coreia do Sul e foi adiada provisoriamente para junho

Mundial por equipes de tênis de mesa teve data reagendada pelo Coronavírus (Arquivo: Alexandre Loureiro/COB)

O mundo segue sofrendo com os impactos do Coronavírus e o esporte olímpico não é exceção. A cada dia, mais notícias chegam sobre o cancelamento ou adiamento de competições e desta vez, a vítima foi o tênis de mesa. Nesta terça-feira (25), a Federação Internacional da modalidade (ITTF) emitiu um comunicado informando que o Campeonato Mundial por equipes de 2020 foi adiado.

Originalmente, o torneio estava marcado para acontecer na Coreia do Sul entre os dias 22 e 29 de março. Agora, a data de 21 a 28 de junho foi reservada provisoriamente e a situação será monitorada até lá.

+Natação do Brasil perde prova na Itália pelo Coronavirus

A Coreia vem sofrendo com a nova doença e já são dez mortes e mais de mil casos. A decisão do adiamento foi tomada após a confirmação, na última sexta-feira, dos primeiros casos de Covid-19, um subtipo novo do vírus, na cidade de Busan.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Dada à incerteza e à mudança na situação na Coreia do Sul em meio ao surto do Coronavírus em todo o país, a decisão foi tomada tendo como prioridade a saúde e segurança de jogadores, árbitros e torcedores”, diz o comunicado.

“Acho que a decisão foi correta, já que a Coreia do Sul está entre os países com maior número de infectados após a China e o risco é muito grande, principalmente num evento com jogadores de diversos países”, analisou o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, que é médico.

A nova data mexe com o planejamento de jogadores e comissões técnicas para a temporada 2020. Com o novo calendário, o Mundial acontecerá menos de um mês antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, o Aberto da Coreia do Sul, que aconteceria em Busan, entre os dias 16 e 21 de junho, e o Aberto Platinum da Austrália, entre 23 e 28 de junho, serão remarcados, mas ainda sem novas datas propostas.

“A saúde das pessoas é mais importante do que as consequências para o esporte. Espero que as pessoas afetadas pelo vírus consigam se curar, as que estão em quarentena não tenham maiores problemas e a situação se resolva o mais rápido possível. Porém, é difícil saber no que essa medida pode impactar. É muito complicado para nós, neste momento, criarmos uma estratégia clara. Vamos aguardar e avaliar a situação”, disse Jean-René Mounié, consultor técnico da CBTM e treinador de Hugo Calderano, mesa-tenista número 7 do mundo na atualidade.

“Acho que temos que pensar primeiro na nossa saúde. O que vem acontecendo é muito sério. Caso não fosse mudado, refletiria muito se eu iria a esse campeonato. Temos que nos adaptar a esse novo calendário. Se jogamos um Mundial e depois uma Olimpíada, podemos entrar num ritmo bom também”, completou o técnico da Seleção feminina, Hugo Hoyama.

O Brasil está classificado para o Mundial e em 2018, fez a melhor campanha da história ao terminar em quinto lugar. Os demais Abertos Platinum, por enquanto, seguem mantidos em suas datas originais no calendário.

O próximo será o do Catar, em Doha, entre os dias 3 e 8 de março. O Aberto do Japão está marcado para acontecer entre 21 e 26 de abril e da China está previsto entre 12 e 17 de maio.

Mais em Tênis de Mesa