Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano avança às oitavas-de-final da Copa do Mundo de tênis de mesa

Em sua primeira participação na Copa do Mundo de tênis de mesa, evento que só perde em importância para a Olimpíada e para o Mundial, Hugo Calderano venceu um dos dois jogos que fez neste sábado e se classificou para as oitavas-de-final, que serão disputadas  domingo em Saarbruken, na Alemanha.

Na estreia, o jovem brasileiro enfrentou o experiente alemão Bastian Steger, de 35 anos, duas vezes medalha de bronze por equipes nas Olimpíadas de 2012 e 2016. Apesar de ter vencido recentemente o adversário pela Bundesliga, Calderano encontrou muitas dificuldades na partida e acabou perdendo por 4 a 0 com parciais de 11/7, 11/5, 11/8 e 11/7.

Com a derrota para Steger, a vitória era obrigatória para conseguir a classificação contra o australiano David Powell, campeão da Oceania em 2016, mas apenas o 283o. do ranking mundial, 252 posições atrás do brasileiro. Calderano dominou o jogo desde o começo e não teve dificuldades para vencer todos os quatro sets e assegurar um lugar nas oitavas-de-final da Copa do Mundo.

“Em uma competição como essa, nunca é fácil jogar contra qualquer adversário porque são os melhores do mundo que fazem parte deste torneio. Perdi por 4 sets a 0 o primeiro jogo, ganhei por 4 sets a 0 o segundo e consegui alcançar o meu objetivo, que era classificar na fase de grupos. Eu acho que melhorei meu jogo para a segunda partida e terei de levantar ainda mais para a próxima fase para estar apto a enfrentar qualquer um dos jogadores”, disse, em entrevista ao portal da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Na primeira fase, 12 mesatenistas foram divididos em quatro grupos e os dois primeiros de cada chave se juntam aos oito melhores ranqueados, que entram na disputa da Copa do Mundo apenas neste domingo nas oitavas-de-final: Fan Zhendong e Xu Xin, da China, Dimitrij Ovtcharov, da Alemanha, Wong Chun Ting, de Hong Kong, Vladimir Samsonov, da Bielorrúsia, Jeoung Youngsik, da Coreia do Sul, Tiago Apolonia, de Portugal, e Simon Gauzy, da França.

Além de Fegerl e Calderano, vão se juntar aos oito pré-classificados Sangsu Lee, da Coréia do Sul, Kristian Karlsson, da Suécia, Stefan Fegerl, da Áustria, Par Gerrel, da Suécia, e Ning Gao, de Cingapura.

Confira os resultados deste sábado:

07h00 – Bastian Steger (Alemanha) 4 x 0 David Powell (Austrália)

07h00 – Sangsu Lee (Coreia do Sul) 4 x 3 Yijun Feng (Estados Unidos)

07h45 – Stefan Fegerl (Áustria) 4 x 2 João Monteiro (Portugal)

07h45 – Par Gerrell (Suécia) 4 x 2 Quadri Aruna (Nigéria)

09h30 – Hugo Calderano (Brasil) 0 x 4 Bastian Steger (Alemanha)

09h30 – Kristian Karlsson (Suécia) 1 x 4 Sangsu Lee (Coreia do Sul)

10h15 – Alexandre Shibaev (Rússia) 3 x 4 Stefan Fegerl (Áustria)

10h15 – Ning Gao (Cingapura) 4 x 3 Quadri Aruna (Nigéria)

12h00 – David Powell (Austrália) 0 x 4 Hugo Calderano (Brasil)

12h00 – Kristian Karlsson (Suécia) 4 x 0 Yijun Feng (Estados Unidos)

12h45 – João Monteiro (Portugal) 4 x 3 Alexandre Shibaev (Rússia)

12h45 – Par Gerrell (Suécia) 4 x 0 Ning Gao (Cingapura)

Grupo 1
1o. Bastian Steger (Alemanha), 4 pontos;
2o. Hugo Calderano (Brasil), 3 pontos
3o. David Powell (Austrália), 2 pontos

Grupo 2
1o. Sangsu Lee (Coreia do Sul), 4 pontos
2o. Kristian Karlsson (Suécia), 3 pontos
3o. Yijun Feng (Estados Unidos), 2 pontos

Grupo 3
1o. Stefan Fegerl (Áustria), 4 pontos
2o. João Monteiro (Portugal), 3 pontos
3o. Alexander Shibaev (Rússia), 2 pontos

Grupo 4
1o. Par Gerrell (Suécia), 4 pontos
2o. Ning Gao (Cingapura), 3 pontos
3o. Quadri Aruna (Nigéria), 2 pontos

 

 

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa