Siga o OTD

Tênis de Mesa

Em grande fase na Bundesliga, Hugo Calderano disputa Copa do Mundo pela 1a. vez

Depois da participação histórica na Rio 2016, quando alcançou as oitavas-de-final, igualando o melhor resultado de um brasileiro no tênis de mesa olímpico em todos os tempos, Hugo Calderano vai jogar neste final de semana, pela primeira vez na carreira, a Copa do Mundo, evento que reúne 20 dos melhores atletas do mundo, classificados por meio de torneios continentais. Embalado pela ótima fase que vive na Bundesliga, a liga alemã onde defende o Liebherr Ochsenhausen, o mesatenista sonha surpreender os rivais na competição que será disputada em Saarbrucken, na Alemanha.

“Vai ser uma competição muito interessante e disputada, todos os atletas são muito fortes e eu estou preparado para competir com todos eles. Esse é o tipo de competição que tenho que participar para evoluir ainda mais”, acredita Calderano, que, depois do desempenho na Olimpíada, atingiu sua melhor colocação no ranking mundial, ocupando agora o 31o. lugar geral e o segundo na categoria Sub-21.

No Rio, Hugo Calderano  parou apenas no japonês Jun Mizutani (5º do mundo), que acabou com a medalha de bronze, em um duelo emocionante, após eliminar rivais como Par Gerell (39º), da Suécia, e Tang Peng (16º), de Hong Kong. A boa fase continuou depois dos Jogos. O mesatenista carioca venceu todos os cinco jogos que disputou na Bundesliga desde que a temporada 2016/2017 começou, batendo, inclusive, dois atletas que estarão na Copa do Mundo: o alemão Bastian Steger e o sueco Kristian Karlsson.

A Bundesliga não tem disputa individual e é disputada apenas por equipes. Nas três primeiras rodadas, com a presença de Hugo Calderano, o Liebherr Ochsenhausen venceu as equipes do Zugbrücke Grenzau, do Borussia Dusseldorf e do Werder Bremen. No último domingo, no entanto, o brasileiro não jogou por causa de uma lesão no joelho e o time dele foi derrotado pelo Saarbrücken, perdendo a liderança da liga alemã.

“Tive uma inflamação no joelho esquerdo que me tirou do jogo, mas minha recuperação foi rápida e chego à Copa do Mundo com as condições perfeitas para competir”, garantiu Calderano, que se classificou para a competição, que só perde em importância para a Olimpíada e para o Mundial, ao vencer a Copa Latino-Americana no primeiro semestre. “Acho que agora já tenho um nome mais forte no cenário internacional, devido aos meus bons resultados nos últimos anos e à minha colocação no ranking mundial. Mas não sou um dos favoritos nessa Copa do Mundo e espero surpreender”.

A missão não será nada fácil. Dos 20 jogadores, 19 estiveram na Olimpíada do Rio de Janeiro e quatro deles ganharam medalhas. O único ausente nos Jogos é justamente o melhor ranqueado que vai participar da Copa do Mundo: o chinês Fan Zhendong, de apenas 19 anos, que entrou no lugar de Ma Long, medalha de ouro no Rio, que desistiu de participar.

Apesar de não ter conseguido a vaga olímpica, o jovem mesatenista vem de ótimos resultados. Na última semana, foi campeão chinês de simples e de duplas. Ano passado, ficou com a medalha de prata na Copa do Mundo e em 2016 vai tentar manter a hegemonia da China, cujos atletas venceram nove das dez últimas edições do torneio.

Dos 20 participantes da Copa do Mundo, os oito melhores ranqueados entram na competição apenas no domingo, quando serão disputadas as oitavas-de-final: Zhendong Fan e Xin Xu, da China, Dimitrij Ovitcharov, da Alemanha, Chun Tin Wong, de Hong Kong, Vladimir Samsonov, da Bielorrússia, Youngsik Jeoung e Sangsu Lee, da Coréia do Sul, e Tiago Apolonia, de Portugal.

Os outros 12 jogam a fase preliminar no sábado divididos em quatro grupos, que classificam os dois primeiros de cada para as oitavas. Hugo Caldearão está no Grupo 1 junto com o alemão Bastian Steger e do australiano David Powell, que fazem a primeira partida do às 7h no horário de Brasília. O brasileiro estreia às 9h30 contra Steger e fecha  a participação na primeira fase contra Powel às 12h. Os dois primeiros colocados se classificam para as oitavas-de-final,

No Grupo 2 estão Lee Sangsu, da Coreia do Sul, Kristian Karlsson, da Suécia, e Yijun Feng, dos Estados Unidos. Stefan Fegerl, da Áustria, Alexander Shibaev, da Rússia, e João Monteiro, de Portugal, formam a chave 3. Completam a primeira fase na 4, Quadri Aruna, da Nigéria, Ning Gao, de Cingapura, e Par Gerrel, da Suécia.

 

 

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis de Mesa