Siga o OTD

Tênis

 

João Fonseca quebra nova marca histórica e vai à terceira rodada em Wimbledon



João Fonseca vence mais uma em Wimbledon, vai à 3ª rodada e derruba outra marca histórica



O brasileiro João Fonseca venceu outra no torneio de Wimbledon e quebrou mais uma marca histórica. Ele derrotou o estadunidense Jenson Brooksby por 3 a 1, parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, nesta quarta-feira (2) pela segunda rodada. Assim, o carioca de apenas 18 anos é o primeiro brasileiro a chegar na terceira rodada do Grand Slam inglês em 15 anos. Antes dele, só Thomás Belluci em 2010.

Essa não é a primeira marca que João Fonseca derruba nesta semana. Na segunda-feira (30), após passar pela estreia, tornou-se o mais jovem brasileiro a vencer uma partida no Major disputado em Londres, superando marca de Thomaz Koch.

Se vencer mais uma e avançar para as oitavas de final, será o melhor resultado dele em Grand Slams, já que melhor campanha em Majors foi a terceira rodada este ano em Roland Garros. O próximo rival será o chileno Nicolás Jarry, oriundo do qualifying, número 143 do mundo. O jogo deve ser na sexta-feira (4). O brasileiro começou a semana como o 54º do ranking.

Adversário duro

Jenson Brooksby entrou na competição como número 101 do mundo, mas já foi 33. Dois dias antes de estrear na grama inglesa, o tenista dos Estados Unidos foi vice-campeão do ATP 250 de Eastbourne, torneio em que o João Fonseca caiu na segunda rodada derrotado por outro estadunidense, Taylor Fritz, número cinco do mundo que viria a ser campeão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pressão desde o início

Após atraso por conta do mau tempo, João Fonseca começou o jogo pressionando muito na devolução. Ensaiou a quebra logo no primeiro serviço do estadunidense, fez 0/30, e derrubou o segundo saque do rival, no quinto game. No sexto, teve o saque ameaçado no 0/30, mas com dois grandes saques e um belo forehand confirmou o 4 a 2.

No oitavo game, após uma dupla falta, o brasileiro encarou a primeira ameaça ao saque, um duplo break-point. Salvou o primeiro com um voleio e o segundo numa bola fora de Brooksby. Com um ace uma nova bola fora do rival, João Fonseca manteve uma quebra de vantagem. No décimo game, ele superou a forte resistência do estadunidense e fechou a primeira parcial.

Revés no final

O segundo set começou com João pressionando de novo o saque de Jenson Brooksby. Conseguiu um duplo break-point logo no primeiro game, mas a quebra não veio. O estadunidense também criava problemas para o saque do brasileiro e, no décimo game, conseguiu um duplo set point na devolução. Três serviços potentes de João e um forehand seguido de uma deixadinha genial mantiveram a parcial sem quebras.

No décimo-primeiro game, um triplo set point para o estadunidense, novamente no saque de João. A reação veio, outra vez, com dois saques potentes, mas o Brooksby confirmou o terceiro break-point numa bola fora de João e empatou o confronto em 1 a 1. Foi a primeira vez que o brasileiro perdeu o saque no torneio de Wimbledon. Foram quatro sets sem tomar quebras ou, mais especificamente, 25 vezes seguidas em que ele foi para o saque e saiu ileso.

Dono da quadra

A estratégia da pressão no começo do set deu certo de novo e João quebrou Brooksby logo de cara na terceira parcial. E duas vezes. O brasileiro confirmou o serviço dele no quarto game e abriu 4 a 0. O estadunidense devolveu uma no quinto, mas tomou outra no sétimo e João entrou no oitavo game sacando para fazer 2 sets a 1. Apesar da resistência do rival, ele confirmou o serviço e ficou a um set da terceira rodada de Wimbledon.

A quarta parcial teve, como de praxe no jogo, o brasileiro ameaçando o primeiro saque do rival. Teve dois breaks a favor, o segundo conquistado numa passada de backhand sensasional. Brooksby se safou fechando o game uma deixadinha de tirar o chapéu. No terceiro, João Fonseca voltou a ameaçar na devolução, conseguiu um triplo break-point, porém perdeu os três. Ele ainda teve mais uma chance de quebra, mas o representante dos Estados Unidos conseguiu fechar após uma árdua batalha.

Vai e vem

No quinto game, a quebra veio e João Fonseca passou a depender apenas de seu saque para avançar para a terceira rodada do Torneio de Wimbledon. No oitavo, porém, após quase conseguir, no sétimo, uma segunda quebra, o brasileiro voltou a perder o serviço e o set ficou empatado em 4 a 4. A ducha de água fria logo virou empolgação quando João fez 5 a 4 na devolução e foi sacar para a vitória.

A vitória que parecia certa, virou dúvida quando Brooksby abriu 0/40. João, com muita calma, salvou os três breaks, chegou ao match point com “ajuda” da fita e fechou a seguir.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Tênis