Siga o OTD

Tênis

 

Bia Haddad chega a reagir, mas perde na estreia em Nottingham



Campeã em 2022, Bia Haddad Maia está eliminada da chave de simples do WTA 250 de Nottingham, torneio disputado na grama na Inglaterra. Ela perdeu para a estadunidense Mccartney Kessler, por 2 sets a 1



Bia Haddad Maia - Michel Grasso_Internationaux de Strasbourg
Bia Haddad Maia perdeu na estreia no WTA 250 de Nottingham (Foto: Michel Grasso/Internationaux de Strasbourg)

Bia Haddad Maia está eliminada da chave de simples do WTA 250 de Nottingham, torneio disputado na grama na Inglaterra. Campeã da edição de 2022, a brasileira perdeu logo na primeira rodada em 2025. Ela acabou superada pela estadunidense Mccartney Kessler, por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 6/7 (3) e 7/5 em quase três horas de confronto. A representante do Brasil começou mal, demonstrou poder de reação para igualar o marcador, chegou a liderar na série de desempate, mas não foi capaz de seguir no nível que havia alcançado e deixou a rival retomar a liderança nos games finais.

Dificuldades no saque no primeiro set

Bia Haddad enfrentou dificuldades no primeiro set de sua partida WTA 250 de Nottingham e acabou perdendo da adversária estadunidense. O principal problema da número 1 do Brasil na parcial inicial da disputa em solo inglês foi o baixo aproveitamento no primeiro serviço. Quando conseguiu colocar o primeiro saque em quadra, a brasileira ganhou 58% dos pontos (11/19). Em contrapartida, Kessler apresentou maior eficiência que a tenista paulista com 82% de aproveitamento (14/17) nos pontos disputados com o primeiro serviço.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para piorar o cenário, Bia Haddad sofreu bastante com o segundo serviço. A paulista conseguiu marcar só apenas 18% dos pontos (2/11) quando necessitou utilizar o segundo serviço, contra 36% (5/14) da oponente. Esta diferença foi decisiva para o resultado do set. O ponto positivo da brasileira foram as devoluções, que mostraram a resistência da jogadora do país. Na devolução, ela mostrou consistência, convertendo 100% (2/2) dos break points que teve, apresentando capacidade de pressionar o saque da atleta estadunidense.  

Supremacia no saque marca reação de Bia Haddad

Bia Haddad reagiu na partida porque mostrou superioridade nos fundamentos do jogo. A brasileira teve 70% de eficiência no primeiro serviço, superando com boa distância os 58% de Kessler, vantagem de 12 pontos percentuais que foi determinante para o resultado. O desempenho da tenista paulista quando conseguiu colocar o primeiro serviço em quadra foi bem acima da estadunidense. Ela venceu 74% dos pontos nesta situação, contra 61% da oponente, apresentando qualidade e variação de seu serviço na grama de Nottingham. 

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Bia Haddad também se colocou na dianteira no total de pontos do set, anotando 44 contra 39 de Kessler. A diferença de cinco reflete melhora da brasileira durante todo o segundo set da partida. O jogo foi parar no tie-break e a estadunidense iniciou ganhando por 2 a 0, abrindo placar com bola vencedora de direita e depois em bom saque e devolução para fora da tenista paulista. A jogadora do país igualou em 2 a 2 com voleio de direita. A virada de Bia Haddad aconteceu após pancada de forehand na construção e ponto confirmado em bate-pronto de direita: 4 a 3. A brasileira fechou e 7 a 3 com erro de Kessler.

Problemas nos momentos cruciais

Bia Haddad apresentou dificuldades cruciais nos momentos determinantes. O terceiro set foi decidido nos detalhes técnicos e a diferença nos pontos ganhos no primeiro serviço foi determinante: a brasileira conseguiu apenas 55% (12/22) contra 75% (15/20) da estadunidense. Após empate em 1 a 1, a tenista paulista quebrou o saque da oponente e assumiu a dianteira por 2 a 1. Ela tomou a frente no placar por causa de uma advertência de Kessler, que já tinha sido punida uma vez e, na segunda, perdeu um ponto no game quando Bia Haddad liderava. A rival foi punida por jogar a raquete na grama.

Tudo se encaminhava para Bia Haddad ganhar quando abriu 3 a 1, mas Kessler reagiu e devolveu a quebra, de zero, em erro de forehand da brasileira. As duas tenistas seguiram confirmando seus serviços até o placar apontar 5 a 5. A brasileira perdia por 15-40 em seu saque e acabou cometendo uma dupla falta, entregando o ponto e o jogo de graça para a estadunidense.

Bia Haddad segue na chave de duplas

Bia Haddad Maia tinha começado com o pé direito a semana no WTA 250 de Nottingham. Na estreia da chave de duplas, a brasileira e alemã Laura Siegemund bateram as britânicas Jodie Burrage e Sonay Kartal por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6 (3). A tenista paulista e a companheira quebraram logo o primeiro saque das rivais, mas tomaram o troco logo a seguir, no terceiro game. A partir dali, elas perderam apenas o quarto e fecharam no oitavo.

No segundo set, Bia Haddad Maia e Siegemund tomaram a primeira quebra, no quinto game, e se recuperaram no oitavo. No tie-break, a dupla da brasileira disparou até o 6 a 1 antes de fechar o duelo. As próximas adversárias da brasileira e da alemã na chave de duplas do WTA 250 de Nottingham serão Sabrina Santamaria, dos Estados Unidos, e a italiana Angelica Moratelli, na quinta-feira (19) ainda sem horário definido pela organização do evento.

Mais em Tênis