
Dois dias após conquistar o título do ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca voltou à quadra para o seu primeiro compromisso no Rio Open 2025. Recebido de pé e com aplausos no Jockey Club Brasileiro, o jovem de 18 anos não conseguiu aguentar o ritmo do francês Alexandre Muller e acabou perdendo em parciais de 6/1 e 7/6[4] nesta terça-feira (18).
Esta foi apenas a terceira derrota de João Fonseca na atual temporada, que acumula 14 vitórias e dois títulos no ano. O retrospecto positivo ainda pode se estender, caso contarmos com a campanha do título do Next Gen Finals, no final de 2024, na qual o brasileiro venceu todas as cinco partidas e se sagrou campeão.
A partida
Foram lapsos de João Fonseca durante a primeira parcial. O jovem brasileiro até começou bem o primeiro game de partida e teve um break-point a seu favor, mas não conseguiu aproveitá-lo. Muller, então, cresceu no jogo e emendou duas quebras consecutivas para abrir 5/0 no set. Fonseca confirmou seu primeiro game e evitou o pneu na parcial. O brasileiro ainda ameaçou uma quebra no game seguinte, mas voltou a desperdiçar um break-point e viu o francês fechar a primeira parcial.
Já a segunda parcial teve muito mais equilíbrio entre os tenistas. Muller se destacou nas devoluções, tornando os pontos de Fonseca sempre difíceis de serem confirmados. O jovem carioca, inclusive, precisou salvar cinco break-points nos dois primeiros games de serviço para evitar as quebras.
Do outro lado da quadra, o francês encaixava melhor os primeiros saques e conseguia confirmar os serviços com mais facilidade.
Sem quebras na parcial, a decisão ficou para o tie-break. Com uma devolução arrasadora, Alexandre Muller conquistou o mini-break no primeiro ponto e ficou em vantagem. Fonseca devolveu o mini-break pouco tempo depois, mas voltou a ficar atrás após cometer uma dupla falta. O francês aproveitou o bom momento e abriu 5/2 no placar para encaminhar a vitória. Rio Open
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
