João Fonseca está na segunda rodada do Challenger de Helsinque, na Finlândia. Nesta terça-feira (5), o carioca número 150 no ranking da ATP bateu o lucky-loser holandês Jelle Sels na primeira rodada da competição. A vitória tranquila veio 58min com parciais de 6/2 e 6/3.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Na próxima rodada do Challenger de Helsinque, João Fonseca terá pela frente o britânico Jan Choinski. Atualmente em 185º lugar do ranking, Choinski estreou com vitória diante do qualifer austríaco Sandro Kopp.
- ‘Sempre vou estar disponível para seleção’, ressalta Marta
- Caribé e 4×100 masculino avançam no mundial de piscina curta
- Brasil bate China e é campeão da Copa do Mundo por equipes
- Maior campeão Mundial busca hexa com central Flávio no time
- Final entre medalhistas mundiais marca último dia da Seletiva
Com o avanço à segunda rodada, João Fonseca somou 8 pontos no ranking e deve melhorar ainda mais sua colocação. Dono do 150º lugar nesta semana, ele já figura na 148ª colocação. Vale destacar que a posição é em tempo real e pode mudar ao longo do dia.
Mudança de adversário
O primeiro desafio na estreia em Helsinque foi a mudança de adversário. Anteriormente, Fonseca tinha como adversário o croata Borna Coric, cabeça de chave número 2 do torneio. Contudo, Coric se retirou da competição por conta de uma lesão no pé esquerdo. Em seu lugar, entrou o holandês Jelle Sels como lucky-loser.
Resumo do jogo
Sels não teve sucesso nas tentativas de fugir do forehand de João Fonseca durante a partida. Do outro lado, o brasileiro não encontrou muitos problemas para confirmar seus games de serviço, ao mesmo tempo que conseguiu devolver bem para pontuar nos erros do holandês. Dessa forma, converteu os dois break points que teve em uma sequência de vitórias em quatro games seguidos para fazer 1 a 0: 6/2.
Sels sentiu a pressão e passou a errar ainda mais começo do segundo set. O brasileiro abriu a parcial com 3/0, mas cedeu três games logo na sequência após desperdiçar winners: 3/3. O holandês até ficou mais confiante para forçar o backhand do brazuca, porém Fonseca respondeu com saque forte e subindo à rede para acabar com o jogo em seguida: 6/3.
Fazendo história
João Fonseca vive seu melhor momento na temporada. Em pouco meses no Circuito Profissional, o carioca de apenas 18 anos já alcançou o top-150 e se tornou o número 3 do Brasil no ranking da ATP. Com a façanha, Fonseca se tornou tenista sul-americano mais jovem a aparecer entre os 150 melhores da lista desde 2006, quando o argentino Juan Martin del Potro entrou aos 17 anos e 5 meses.