Siga o OTD

Tênis

João Fonseca larga universitário e foca no circuito da ATP

Em comunicado oficial, o jovem tenista brasileiro revelou a decisão de continuar competindo no circuito profissional

João Fonseca em entrevista coletiva no Rio Open (Divulgação/Fotojump)
(Divulgação/Fotojump)

Segue na ATP! Através de comunicado oficial, o brasileiro João Fonseca, principal promessa do país no tênis, anunciou a desistência de migrar para o circuito universitário estadunidense, algo que aconteceria a partir do segundo semestre. Dessa forma, o carioca se tornou oficialmente um tenista profissional e seguirá competindo em torneios da ATP.

No final do ano passado, João havia assinado uma carta de intenções para representar a Universidade de Virgínia, localizada na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos. Porém, como dito pelo próprio no comunicado, o desejo por seguir no tênis profissional prevaleceu na decisão do brasileiro. Nesta semana, ele disputou o ATP 250 de Santiago e caiu na estreia do torneio, para o argentino Thiago Tirante. Anteriormente, Fonseca realizou uma campanha histórica no Rio Open, onde atingiu a fase de quartas de final.

Confira o comunicado oficial de João Fonseca na íntegra

Para os fãs e amantes de tênis do mundo todo,

Gostaria de anunciar que renunciei a minha ida ao tênis universitário para me tornar tenista profissional. Foi uma decisão muito difícil que minha família e eu precisamos tomar, especialmente por eu ter sonhado em viver a vida universitária em Charlottesville, jogando o esporte que amo com um time e um técnico incrível. Porém, nos últimos meses, sinto que o tênis profissional me escolheu de uma maneira em que eu simplesmente não poderia dizer “não”.

Gostaria de agradecer à University of Virginia e todas as pessoas envolvidas neste processo. Em nenhum momento me senti pressionado a escolher o tênis universitário. Todos vocês me deram o tempo que eu precisava, e eu realmente não poderia ser mais grato à UVA e ao Coach Andres Pedroso por isso. Sempre seguirei e torcerei por vocês, Cavaliers.

Mesmo não indo à universidade, acredito fortemente que é um caminho extremamente valioso e viável para os jovens tenistas que têm a ambição de se tornarem profissionais no futuro. Por fim, gostaria de agradecer a todos pelo imenso apoio que venho recebendo.”

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis