Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad vence jogo de quase 4 horas e avança em Abu Dhabi

Bia Haddad vence Magda Linette após dois tie-breaks e 3h42min de partida e avança às quartas do WTA 500 de Abu Dhabi

Bia Haddad vibrante com vitória no WTA 500 de Abu Dhabi sobre Magda Linette
(Foto: Twitter/Mubadala Abu Dhabi Open)

Bia Haddad Maia está nas quartas de final do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Depois de dois tie-breaks e quase quatro horas de partida, a tenista brasileira, número 13 do mundo, se classificou ao derrotar a polonesa Magda Linette (55ª) por 2 sets a 1 (7/6 [6] e 6/7 [1] e 6/1), na manhã desta quarta-feira (07). Agora, Bia enfrentará a tunisiana Ons Jabeur ou a britânica Emma Raducanu.

Favorita por ser a sexta cabeça de chave do torneio, Bia teve um jogo muito duro contra Linette. Mesmo estando longe da melhor fase de sua carreira, a polonesa deu muito trabalho para a brasileira. Linette foi firme em seus golpes do começo ao fim da partida, batalhou por todos os pontos e alongou a partida, que teve duração de 03h42min.

Ainda assim, quem levou a melhor foi Bia Haddad. Nos dois primeiros sets, a brasileira chegou a ter uma quebra atrás do placar, mas conseguiu o empate, o que levou as disputas para o tie-break. Bia levou a melhor no primeiro set, em 8-6, enquanto Linette ganhou o segundo, por 7-1. Já no terceiro set, a brasileira deslanchou e conseguiu mais uma vitória demorada, mas agora com placar elástico: 6/1.

Com a vitória, Bia Haddad se garantiu nas quartas de final do WTA 500 de Abu Dhabi. Agora, enfrentará a britânica Emma Raducanu (296ª) ou a tunisiana Ons Jabeur (6ª), cabeça de chave número dois. Vale destacar que a brasileira foi semifinalista no ano passado, caindo para a suíça Belinda Bencic. Atualmente, Bia é a 13ª colocada do ranking mundial e pode atingir o top-12 em caso de título.

Como foi o jogo

Linette fez um início de jogo muito bom, com golpes firmes e um saque potente. A brasileira não soube aproveitar as oportunidades iniciais e sofreu uma quebra logo no primeiro game. Ela teve duas chances de devolver o break na sequência, mas desperdiçou. Em seguida, a brasileira ainda teve que salvar mais dois break points antes de vencer o terceiro game.

A polonesa ainda chegou a abrir 3/1, mas a partir daí Bia cresceu. A brasileira devolveu a quebra e o duelo ficou empatado. Sem mais breaks até o fim, a parcial teve de ir para o tie-break. Por lá, houve um festival de mini breaks para ambos os lados. No fim, Bia precisou de dois set points para fechar em 8-6. Ao todo, o set durou 1h24min.

O equilíbrio permaneceu na segunda parcial. Bia começou dando trabalho para o serviço de Linette, com direito a três break points, mas não conseguiu a quebra. As duas tenistas confirmaram seus serviços até que Linette conseguiu uma quebra e sacou para o set em 5/3. No entanto, Bia devolveu o break e outra vez forçou o tie-break. Desta vez, Linette saiu vencedora em 7-1. Este set durou 1h20min.

Mantendo a tônica de longas trocas em cada um dos pontos, o terceiro set começou com mais games de igualdade. Bia chegou a ter dois break points no segundo game, mas falhou. Na sequência, no entanto, a brasileira obteve êxito e saltou a frente em 3/1. Bia pareceu ter anulado o jogo da adversária e seguiu melhor, confirmou seu serviço seguinte e voltou a ter uma nova quebra. Ela sacou para fechar a partida em 5/1 e, depois de três match points desperdiçados e três break points salvos, venceu.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis