Siga o OTD

Tênis

Paralela afiada de russa tira Bia Haddad do Australian Open

Bia Haddad faz jogo duro, mas perde para russa Maria Timofeeva, de 20 anos, na terceira rodada do AusOpen

Bia Haddad, de laranja, com as mãos na cabeça em lamentação após derrota para Timofeeva no Australian Open
(Foto: Jimmie48)

Fim da jornada de Beatriz Haddad Maia no Australian Open 2024. Depois de duas vitórias, a tenista brasileira perdeu para a russa Maria Timofeeva por 2 sets a 0 (7/6 [7] e 6/3), na manhã desta sexta-feira (19), e parou na terceira rodada do torneio. Apesar do revés, Bia igualou o melhor resultado de um brasileiro neste Grand Slam.

Bia era a favorita para vencer o duelo, principalmente porque era uma das cabeças de chave do torneio e também por ser a 12ª colocada do ranking mundial. Enquanto isso, Timofeeva entrou no Australian Open como a número 170 do mundo e vinda do qualifying. Apesar da grande diferença entre os rankings, a russa de 20 anos fez uma partida digna de uma jogadora top-10 para sair vencedora.

A brasileira até começou bem no duelo, abrindo 3/0 no primeiro set, mas tomou o empate em 3/3. Com confirmações de serviço das duas tenistas, a decisão foi para o tie-break, onde Bia chegou a ter um set point e desperdiçou a chance após uma bola sair por muito pouco. Ela tomou a virada e acabou derrotada em 9-7.

Embalada pela parcial anterior, Timofeeva cresceu no segundo set e, usando e abusando de paralelas requintadas, conseguiu abrir 5/1 com duas quebras acima. Bia reagiu no fim e chegou a devolver um break e salvar quatro match points. No entanto, na quinta oportunidade, a russa obteve êxito e fechou o duelo em 6/3.

A melhor campanha

Com a derrota, o Brasil segue com o tabu de nunca ter colocado um tenista na quarta rodada do Australian Open na era aberta. A campanha de Bia igualou os desempenhos de Gustavo Kuerten (2004), Jaime Oncins (1991) e Marcos Hocevar (1993). Maria Esther Bueno chegou até a final do Grand Slam em 1965, antes da era aberta.

Este foi o melhor desempenho de Bia Haddad no Australian Open. Em quatro participações anteriores, ela jamais havia vencido dois jogos. Neste ano, a paulista de 27 anos só enfrentou promessas do tênis mundial. Primeiro, ela venceu a tcheca Linda Fruhvirtová (84ª), de 20 anos, e, em seguida, superou a russa Alina Korneeva (179ª), de 16 anos, antes de cair para Maria Timofeeva (170ª), de 20 anos.

Bia Haddad ganhou 120 pontos com a campanha em Melbourne e está subindo uma posição na atualização momentânea do ranking mundial, indo para o 11º lugar. Ela poderia retornar para o top-10 caso avançasse para as oitavas de final. A melhor posição de sua carreira foi justamente o 10º lugar, alcançado em junho do ano passado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis