Siga o OTD

Tênis

Pigossi supera jornada dupla e vai à final em Buenos Aires

Laura Pigossi consegue virada no terceiro set, supera mexicana e vai à final do WTA 125K de Buenos Aires

Laura Pigossi durante disputa do WTA 125K de Buenos Aires
(Foto: Argentina Open Tennis)

Depois de enfrentar uma rodada dupla neste sábado (2), a brasileira Laura Pigossi se classificou para a final do WTA 125K de Buenos Aires, na Argentina. Ela derrotou a mexicana Renata Zarazúa por 2 sets a 1 (6/4, 1/6 e 7/6 [2]), pela semifinal do torneio. A brasileira chegou a ter 4/2 de desvantagem no terceiro set, mas conseguiu a virada. Esta é a maior final da medalhista olímpica na temporada.

Número 137 do mundo, Pigossi havia vencido a argentina Solana Sierra, pelas quartas de final, pouco menos de três horas antes de jogar a semi. Renata Zarazúa (135ª) também estava na mesma situação, tendo jogado poucas horas antes. O cronograma da competição foi exprimido dessa forma por conta do mau tempo na capital argentina, que gerou adiamento das partidas nos dias anteriores.

Como foi o jogo

Em quadra, o duelo teve muita emoção. Pigossi é a cabeça de chave número 5, enquanto Zarazúa era a sexta atleta mais bem ranqueada do torneio A brasileira iniciou melhor e venceu o primeiro set por 6/4, após conseguir uma quebra no sétimo game. Já na segunda parcial, a mexicana foi dominante e ganhou por 6/1.

No set decisivo, Zarazúa começou embalada e quebrou o serviço da brasileira no terceiro game, saltando a frente em 2/1. A mexicana permaneceu na dianteira e chegou a ter 4/2, mas Pigossi reagiu. A brasileira venceu três games seguidos, devolveu a quebra e passou a frente em 5/4. A mexicana chegou a ter um novo break na sequência e sacou para o jogo em 6/5, mas a brasileira salvou, empatou o duelo e forçou o tie-break. Por lá, Pigossi cresceu e venceu por 7-2.

Rumo ao título

Dessa forma, Laura Pigossi avançou na competição e atingiu a maior final da temporada. Em agosto, chegou na decisão do ITF W60 de Feira de Santana, onde sagrou-se campeã. No WTA 125K de Buenos aires, ela enfrentará a argentina Maria Lourdes Carlé (175ª), em busca do maior título de sua carreira. O duelo acontecerá neste domingo (3), às 13h30 (horário de Brasília).

Atualmente na 137ª colocação do ranking mundial, Laura Pigossi está ganhando 66 pontos com a campanha em Buenos Aires. Assim, sobe 15 posições na classificação de forma momentânea, indo para o 122º posto. Em caso de título, terá a chance de subir para o top-110 do mundo. Seu melhor ranking é a 100ª posição, de agosto do ano passado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis