Siga o OTD

Tênis

Brasil recebe Alemanha na BJK e viaja para Suécia na Davis

Equipe masculina busca vaga inédita na nova Davis e time feminino recebe novamente Alemanha

Brasil vai jogar contra a Alemanha no quali da Billie Jean King Cup em 2023
(Foto: CBT)

O fã mais recente de tênis feminino pode pensar que é obrigatório o confronto entre Brasil e Alemanha pelo qualificatório da Copa Billie Jean King. É que pela terceira vez consecutiva que o Brasil participa do torneio enfrenta a Alemanha em busca de uma vaga no torneio de nações organizado pela Federação de Tênis Internacional. O confronto está marcado para abril de 24. Pelo masculino, o Brasil enfrenta a Suécia como visitante em busca de uma vaga na Copa Davis, já em fevereiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Duelo contra Alemanha será no Brasil em abril de 24

A Confederação Brasileira de Tênis terá então direito a escolha de piso e cidade para o confronto da Billie Jean King Cup que acontecerá em 12 e 13 de abril. No quali de 20, ainda sem Beatriz Haddad Maia, que cumpria pena por doping, a Alemanha venceu por 4 a 0 no saibro de Florianópolis. Já em 23, o Brasil perdeu por 3 a 1 em Stuttgart, em confronto realizado no saibro coberto.

A fase principal da Billie Jean King Cup reúne 12 equipes entre 12 e 17 de novembro. Os times serão divididos em quatro grupos de três, com os melhores passando portanto para a fase eliminatória. Canadá, atual campeã, e Itália, atual vice, já estão classificadas, assim como Tchéquia, convidada e Espanha. Sevilla será asede da fase final repetindo novamente a sede de 23. Outros 16 países disputam a fase eliminatória, decidindo as oito vagas finais. 

Para decidir os confrontos, os países foram divididos em oito cabeças de chave. A sede é alternada, levando em consideração portanto a última vez que os países se enfrentaram. No caso do Brasil e Alemanha por exemplo, o confronto de 23 foi sediado na Alemanha e então o Brasil tem direito a sede em 24. Veja assim os confrontos, com o mandante à esquerda.

Austrália (1) x México
Suíça (2)x Polônia
França (3) x Reino Unido
EUA (4) x Bélgica
Japão x Cazaquistão (5)
Brasil x Alemanha (6)
Eslováquia (7) x Eslovênia
Ucrânia x Romênia (8)

Brasil tem melhor sorte e vai até Suécia na Copa Davis

Já no masculino, o Brasil precisa viajar até a Suécia nos duelos classificatórios para a Copa Davis de 24. Com o fim da parceria com a Kosmos, empresa do futebolista Gerard Piqué, a Federação Internacional de Tênis (ITF) volta a comandar o evento, mas segue provisoriamente com o novo formato, criticado por vários jogadores. O formato de grupos acontecerá em setembro e a fase final novamente em Málaga, na Espanha, neste novembro.

Em caso de vitória, o Brasil participará pela primeira vez do novo formato da Copa Davis. A última vez que o Brasil participou da Copa Davis foi em 2015, quando perdeu por 3 a 2 para a Argentina, em Buenos Aires. A derrota de 6h42m de João Souza para Leonardo Mayer é o terceiro jogo mais longo da história do tênis e é considerado influente para a decisão de transformar os jogos em melhor de três sets.

Suécia deve contar com filho de Borg

Com a aposentadoria de Mikael Yimer, seu irmão mais velho Elias, 159º do mundo, é o principal jogador do país. O único outro jogador do top300 individual é Dragos Nicolae Madars, 226º no ranking da ATP aos 26 anos. Em seguida, aparecem como melhores jogadores suecos Karl Friberg (385º) e Leo Borg (389º), filho de Bjorn Borg. Nas duplas, o único top100 é Andre Goransson, que neste sábado venceu Marcelo Demoliner e Rafael Matos na final do challenger de Brasília.

Além dos 12 vencedores dos confrontos eliminatórios, os finalistas Austrália e Itália já estão garantidos, junto com Espanha, semifinalista, e Reino Unido, convidada. Veja, enfim, os confrontos, com o mandante à esquerda.

Canadá (1) x Coreia do Sul
Sérvia (2) x Eslováquia
Croácia (3) x Bélgica
Hungria x Alemanha (4)
Países Baixos (5) x Suíça
Tchéquia (6) x Israel
Ucrânia x EUA (7)
Finlândia (8) x Portugal
Taiwan x França (9)
Argentina x Cazaquistão (10)
Suécia (11) x Brasil
Chile (12) x Peru

Jannik Sinner leva Itália ao título da Copa Davis

Neste domingo (26), Itália conseguiu seu segundo título da história da Copa Davis na final contra Austrália em Málaga. O confronto começou com uma vitória de Matteo Arnaldi sobre Alexei Popryin por 2 a 1, com parciais de 7-5, 2-6 e 6-4. Em seguida, Jannik Sinner coroou sua semana mágica com um passeio diante de Alex de Minaur, por 6-3 e 6-0. 

Na véspera, Sinner foi essencial na vitória por 2 a 1 sobre a Sérvia, salvando três match-points consecutivos em sua vitória por 6-2 2-6 e 7-5 sobre Novak Djokovic. Em seguida, ele se reuniu a Lorenzo Sonego para vencer Djokovic e Miomir Kecmanovic por 6-3 e 6-4. 

Além disso, Jannik Sinner foi decisivo na vitória por 2 a 1 contra os Países Baixos na quinta-feira (23) pelas quartas. Primeiramente, seu jogo individual contra Tallon Griekspoor. Em seguida, ele e Sonego venceram Griekspoor e Wesley Koolhof.

Foi então, segundo título da Itália na Copa Davis. Em 1976, a Itália venceu pela primeira vez a Copa Davis diante do Chile, no Estádio Nacional, em Santiago.

+ Brasil fecha Parapan de Santiago com melhor campanha da história

Na sexta-feira, o Conselho de Administração da Federação Internacional de Tênis (ITF) se reuniu também em Málaga para eleger nova diretoria. O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), Rafael Westrupp, foi então eleito um dos vices-presidentes.

Dessa forma, Westrupp se torna o primeiro sul-americano a ocupar o cargo, com mandato até o final de 2027. Além dele, também foram escolhidos outros três nomes para a vice-presidência da ITF: Bulat Utemuratov, do Cazaquistão; Brian Hainline, dos Estados Unidos; e Salma Mouelhi, da Tunísia. Ainda em setembro de 2023, David Haggerty foi reeleito por mais quatro anos para a presidência na Assembleia Geral da ITF, em Cancún, México.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Tênis