Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Leandro e Ymanitu levam prata em final contra chilenos no quad

Torcida chilena faz festa com vitória de Francisco Cayulef e Diego Pérez de virada sobre brasileir

Ymanitu Silva Leandro Pena final do quad tênis em cadeira de rodas jogos parapan-americanos de santiago-2023
(Foto: Felipe Zanca Parapanamericanos Stgo 2023 via Photosport)

Foi um jogo de altos e baixos para a dupla brasileira formada por Leandro Pena e Ymanitu Silva na final de duplas do quad do torneio de tênis em cadeira de rodas. Após uma batalha de 2 horas e 21 minutos, os chilenos Francisco Cayulef e Diego Pérez sagraram-se campeões dos Jogos parapan-americanos com uma vitória por 6/7 (5), 6/2 e 10-6 e Leandro e Ymanitu ficaram com a prata em Santiago-2023.

Foi a segunda medalha de Leandro Pena, que derrotou Ymanitu Silva na disputa pelo bronze do individual do quad em Santiago-2023.

No primeiro set, os brasileiros e chilenos confirmaram apenas duas vezes o saque e quebraram quatro vezes o saque do adversário. Os chilenos foram superiores no segundo, forçando assim o match tie-break. Um bom início da dupla brasileira foi fundamental para que Leandro e Ymanitu convertessem o quinto set-point.

Após uma vitória tranquila, os brasileiros abriram vantagem no match tie-break. Mas os chilenos logo viraram o jogo para delírio da torcida presente que fez a festa por muito tempo depois do jogo.

O chileno Francisco Cayluef foi o grande nome do quad no torneio de ênis em cadeira de rodas, já que também foi campeão no torneio individual, após vencer Leandro Pena, na semifinal, e Robert Shaw na grande final. Nas categorias abertas do tênis em cadeira de rodas, Dana Mathewson, dos Estados Unidos, e Gustavo Fernandez, da Argentina, também levaram os dois ouros.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Leandro Pena e Ymanitu Silva ganham primeiro set equilibrado

A dupla chilena começou com tudo o jogo. Mesmo recebendo o saque, Francisco Cayluef e Diego Pérez ganharam o primeiro game de 0 . Em seguida, os chilenos confirmaram o saque e em seguida, tiveram um novo break point para ampliar a vantagem, mas Leandro Pena conseguiu manter seu saque.

No quarto game, os chilenos novamente desperdiçaram uma chance de fazer o terceiro game. Leandro e Ymanitu não só salvaram um game point, mas fizeram outros dois pontos para enfim empatar o jogo em 2 a 2.

Em seguida, nova rodada de quebras por duas vezes, deixou o marcador tudo igual, em 4 a 4. Após confirmar um saque de maneira tranquila, os brasileiros fizeram 5 a 4, mas não conseguiram quebrar o saque dos chilenos.

Melhor para Francisco e Diego que conseguiram quebrar o saque de Leandro e enfim buscar sacar para o jogo. Diego Pérez chegou a ter 40 a 0 mas os brasileiros se recuperaram e chegaram a desperdiçar um break point. Porém, os chilenos se mantiveram no jogo e chegaram a ter um quarto set-point. Depois de mais uma exigente troca de bolas, os brasileiros quebraram o saque mais uma vez.

A dupla brasileira começou com tudo o tie-break e enfim abriu 6 a 1. Mas os chilenos reagiram e fizeram quatro pontos em sequência.  Finalmente, os brasileiros conseguiram converter o quinto set-point e ganharam o primeiro set após 71 minutos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Francisco Cayluef e Diego Pérez vencem segundo set com tranquilidade

O segundo set começou com um atropelo chileno, já que a dupla da casa conseguiu quebrar o saque de Ymanitu em um game disputadíssimo para abrir 3 a 0. Quando os chilenos pareciam estar prestes a abrir 4 a 1, os brasileiros conseguiram quebrar de volta e diminuíram a vantagem dos adversários para 3 a 2.

Porém, Francisco e Diego quebraram novamente e enfim, confirmaram com tranquilidade. Após uma nova quebra, os chilenos sacaram para o jogo, vencendo o segundo set pot 6/2 em 51 minutos.

O match tie-break começou com uma vantagem brasileira, que abriu 4 a 1. Porém, após seguidas trocas de bolas, os chilenos viraram para 7 a 6 com uma winner impressionante de Pérez levando a torcida chilena a loucura. Após dois erros da dupla brasileira, os chilenos abriram 9 a 7, chegando ao primeiro match-point da torcida. A final das duplas em quad foi a última do tênis em cadeira de rodas nos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia