Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro vai à final do Challenger de Montevidéu

Brasileiro ganhou do boliviano Hugo Dellien por 2 sets a 1 e se classificou para a final no torneio uruguaio

Thiago Monteiro em ação no Challenger de Montevidéu; Gustavo Heide
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

O brasileiro Thiago Monteiro derrotou o boliviano Hugo Dellien por 2 sets a 1 (7/6 [1] e 1/6 e 6/3), neste sábado (18), e chegou na final do Challenger de Montevidéu, no Uruguai. Agora, enfrentará o argentino Facundo Díaz Acosta, que superou o também brasileiro Gustavo Heide por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 7/5). A decisão ocorrerá neste domingo (19), às 19h.

Número 131 do mundo, Thiago Monteiro enfrentou o 112º colocado do ranking mundial. O brasileiro não teve um bom início e sofreu duas quebras no primeiro set, chegando a ter 5/2 contra, mas reagiu e empatou o duelo, forçando o tie-break. Por lá, ganhou de 7-1. Na segunda parcial, o boliviano foi dominante e venceu por 6/1. Já no set decisivo, voltou para o jogo e conseguiu duas quebras para ganhar por 6/3.

Com a ida para a final, Monteiro já ganhou 54 pontos no ranking mundial e, neste momento, está ganhando 14 posições, indo para o 117º lugar. Em caso de título, poderá atingir a 112ª colocação. Atualmente, ele é o número 2 do Brasil, tendo perdido o posto de melhor tenista do país neste ano, com a ascensão de Thiago Wild no segundo semestre. O melhor ranking do cearense é a 61ª colocação.

Gustavo Heide

Já Gustavo Heide perdeu para Facundo Díaz Acosta de virada. Heide venceu o primeiro set após conseguir um break no quinto game, fechando em 6/4. No segundo set, os tenistas trocaram quebras no início da parcial, mas Díaz voltou a quebrar no sexto game, vencendo por 6/3. No último set, o argentino saltou a frente em 3/1 e o brasileiro conseguiu o empate. Heide teve dois match points no décimo game, mas desperdiçou, sendo quebrado na sequência e perdendo por 7/5.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Esta foi a segunda semifinal de Challenger de Gustavo Heide em menos de dois meses. Ele chegou na final em Bogotá no último mês, quando precisou abandonar por problema estomacal. Atualmente na 270ª colocação do ranking mundial, ele ganhou 29 pontos com a campanha em Montevidéu. Por enquanto, está ganhando 22 colocações de forma provisória, indo para o 248º posto. Seu melhor ranking é o 232º lugar, de outubro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis