Siga o OTD

Tênis

Com festival de aces, Felipe Meligeni estreia com vitória no US Open

Em seu primeiro jogo de Grand Slam na carreira, Felipe Meligeni vence australiano e avança à 2ª rodada do US Open

Felipe Meligeni vibra com vitória no US Open, seu primeiro Grand Slam, contra Duckworth
(Foto: Divulgação/Open Sopra/Steria Lyon)

Nada melhor do que estrear em um Grand Slam com vitória. Melhor ainda, ganhando por 3 sets a 0 e jogando bem. Foi o que aconteceu com Felipe Meligeni, que derrotou o australiano James Duckworth em parciais de 6/4, 7/6 [11] e 6/3, nesta terça-feira (29), na primeira rodada do US Open. Destaque para o bom saque do tenista brasileiro, que anotou 20 aces na partida.

Atualmente na 168ª colocação do ranking mundial, Felipe Meligeni disputa a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez. Após bater na trave por duas vezes seguidas, ele venceu três partidas no qualifying e enfim chegou ao torneio do US Open. Seu adversário de estreia seria o japonês Kei Nishikori (353º), mas o jogador desistiu da competição por conta de uma lesão. Assim, o brasileiro jogou contra James Duckworth (111º), que entrou na chave como lucky loser.

A partida foi marcada pelo equilíbrio desde o início, mas Meligeni encontrou uma brecha no primeiro set para sair vitorioso em 6/4. Na segunda parcial, o brasileiro anotou 11 aces para aliviar suas confirmações de serviço. No entanto, não houve quebras e o set foi para o tie-break, onde Felipe chegou a ter 4-0 contra e precisou salvar dois set points, mas virou e levou a melhor em 13-11. Já no terceiro set, o paulista chegou a ter uma quebra devolvida, mas voltou a ficar a frente e levou a melhor em 6/3.

Sequência em Nova York

Com a vitória, Felipe Meligeni se garantiu na segunda rodada do US Open. Agora, ele enfrentará o argentino Sebastian Báez (32º) ou o croata Borna Coric (23º), cabeça de chave número 27 do torneio, que duelam ainda nesta terça-feira. O brasileiro ainda não enfrentou nenhum dos dois tenistas no circuito. A partida pela segunda rodada deverá acontecer na quinta-feira (31).

Com a campanha de três vitórias no quali e um triunfo na chave principal do Grand Slam, Meligeni está ganhando 61 pontos no ranking mundial. Dessa forma, o paulista de 25 anos dá um salto na classificação, indo momentaneamente para o 137º lugar e se aproximando do melhor ranking de sua carreira. Ele atingiu o 129º posto em junho. Em caso de ida à terceira fase, poderá ganhar mais dez posições.

Como foi o jogo

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Os dois tenistas confirmaram seus serviços iniciais sem maiores dificuldades e mantiveram o placar igualado pela maior parte da parcial. A história mudou no sétimo game, quando Felipe Meligeni quebrou o saque de Duckworth de 0 e saltou a frente. Ele controlou a vantagem, confirmou os saques seguintes e, assim, fechou o set em 6/4.

O brasileiro iniciou a segunda parcial tomando um sufoco do adversário. Ele se viu em desvantagem e precisou salvar cinco break points para se manter no set. Depois desse game, Felipe confirmou todos os seguintes com certa folga, usando e abusando dos aces. Foram 11 pontos de saque somente nesta parcial. Sem quebras, a parcial foi para o tie-break, onde Duckworth abriu 4-0 logo de cara. O brasileiro reagiu e encostou no placar, mas ainda precisou salvar dois set points. No fim, conseguiu a virada e venceu por 13-11.

Já no terceiro set, Meligeni conseguiu uma quebra logo no início, abrindo 2/0. No entanto, teve o break devolvido já na sequência. O brasileiro seguiu firme e voltou a “roubar” o saque adversário no quarto game, voltando a 3/1. Ele seguiu adiante e voltou a passar apertos no sétimo game, quando teve 0-40 contra. Com dois aces e golpes firmes, Felipe se salvou e reverteu a situação. Felipe confirmou os games seguintes e ganhou por 6/3.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis