Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad cai na 2ª rodada do US Open pelo segundo ano seguido

Em jogo de inconstâncias, Bia Haddad perde para Taylor Townsend por 2 sets a 0 (7/6 [1] e 7/5) e dá adeus ao US Open

Bia Haddad Maia se despede da segunda rodada do Grand Slam do US Open
(Foto: Jimmie48/WTA)

A brasileira Beatriz Haddad Maia (19ª do ranking mundial) perdeu para a norte-americana Taylor Townsend (132ª) por 2 sets a 0 (7/6 [1] e 7/5), nesta quarta-feira (30), e caiu na segunda rodada do US Open. Este é o segundo ano consecutivo que Bia cai nesta fase do Grand Slam nova iorquino, igualando assim sua melhor campanha no torneio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Cabeça de chave número 19, Bia Haddad vinha de vitória diante da estadunidense Sloane Stephens, campeã do US Open em 2017, em sua estreia. Sua adversária na segunda rodada, Taylor Townsend, aparece na 132ª colocação do ranking mundial individual, mas é top-5 do mundo nas duplas. Ela, inclusive, já fez parceria com a brasileira Luisa Stefani, com a qual venceu o WTA 500 de Adelaide, neste ano.

Bia apresentou um jogo de inconstâncias contra Townsend. Após um primeiro set equilibrado, sem quebras, a brasileira acumulou erros no tie-break e saiu derrotada em 7-1. A estadunidense cresceu na segunda parcial, mas Bia reagiu e chegou a mostrar agressividade nos pontos, mas sofreu uma quebra no 11º game e perdeu por 7/5.

Bia Haddad com cara de descrédito no US Open
Bia Haddad sofreu cinco aces da norte-americana (Foto: Jimmie48/WTA)

Ao parar na segunda rodada, Bia Haddad repete o desempenho que teve no ano passado, quando também venceu um jogo no Major estadunidense. A paulista de 27 anos jamais avançou à terceira rodada do US Open. Nesta temporada, ela vinha de duas boas participações de Grand Slam, chegando até a semifinal de Roland Garros e caindo nas oitavas de final de Wimbledon, após sentir uma lesão.

Como foi o jogo

O começo da partida entre Bia Haddad e Taylor Townsend foi marcado por muito equilíbrio. As duas tenistas fizeram bons games de saque e confirmaram seus serviços iniciais sem sofrer riscos. Não houve nenhum break point ou sequer iguais nos 11 primeiros games da partida. A situação mudou no 12º game, quando Townsend abriu 6/5 e Bia teve o saque para levar a partida para o tie-break.

Bia Haddad sacando no US Open CONTRA Taylor Townsend
Bia Haddad sacou bem no primeiro set (Foto: Jimmie48/WTA)

Após um toque na fita e uma dupla falta, a brasileira se viu com um 15-40 no placar e precisou salvar dois set points para se manter viva no set. Ela conseguiu a virada e forçou o tie-break. Por lá, Bia tomou decisões erradas, como tentar salvar uma bola que ia para fora, e viu Townsend ser agressiva em seus golpes, dominando os pontos e vencendo por 7-1.

O segundo set

Assim como acabou o primeiro, o segundo set começou tenso para Bia Haddad. Logo no primeiro game, a brasileira cometeu dois erros de smash seguidos e ficou pressionada, saindo de um 40-15 para duas igualdades. Ainda assim, foi firme e conseguiu confirmar o serviço. Apesar disso, Townsend ganhou confiança e cresceu no jogo. No terceiro game, a norte-americana não desperdiçou a oportunidade que teve e conseguiu a quebra.

Além de quebrar o saque da brasileira, Townsend confirmou seu serviço na sequência e abriu 3/1 no set. A partir daí, Bia iniciou uma reação. A brasileira foi firme em seu game de serviço e diminuiu a desvantagem. Em seguida, jogou pressão para cima da estadunidense e conseguiu devolver a quebra, igualando o duelo em 3/3. A torcida brasileira presente na quadra passou a jogar junto com Bia, que passou a frente em 4/3.

Bia Haddad vibrante no US Open
Bia Haddad fez um segundo set vibrante (Foto: Jimmie48/WTA)

Bia seguiu bem na partida, golpeando de forma agressiva e incomodando o saque da norte-americana. No entanto, Townsend se reestabeleceu e não deixou a brasileira se impor na partida. Assim, se manteve no duelo até o 11º game, quando ela conseguiu um break e voltou a frente, em 6/5. Sacando para a partida, Townsend teve 40-0 e Bia ainda salvou dois match points, mas a estadunidense conseguiu fechar o duelo, indo para a terceira rodada do Grand Slam.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis