Siga o OTD

Tênis

Demoliner e Vavassori conquistam o ATP 250 de Marrakech

Marcelo Demoliner e italiano Andrea Vavassori superam austríacos em final emocionante e conquistam o ATP de Marrakech

Marcelo Demoliner e Andrea Vavassori no ATP 250 de Marrakech
(Foto: Grand Prix Hassan 2 Tennis)

O brasileiro Marcelo Demoliner e o italiano Andrea Vavassori conquistaram o título do ATP 250 de Marrakech, no Marrocos. Depois de uma semana cansativa, os tenistas superaram uma jornada dupla neste sábado (08) para serem campeões. Na final, bateram os austríacos Lucas Miedler e Alexander Erler por 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 12/10).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A chuva atrapalhou o cronograma do ATP 250 de Marrakech ao longo da semana. Demoliner e Vavassori foram, talvez, os mais prejudicados pelas condições climáticas, porque a partida de estreia da dupla no torneio só pôde ser encerrada 24 horas depois de seu início. Dessa forma, o calendário foi exprimido e eles precisaram jogar dois jogos neste sábado.
+ WA divulga formato do revezamento misto da marcha atlética em Paris 2024
+ Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs do Troféu Princesa Sofia
+ Barbara Domingos garante duas finais no Grand Prix de Thiais
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pela semifinal do torneio, o brasileiro e o italiano encararam os indianos Sriram Balaji/Jeevan Nedunchezhiyan e venceram de virada, por 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 10-3). Cerca de cinco horas depois, eles voltaram à quadra para disputar a final e tiveram Lucas Miedler e Alexander Erler, cabeças de chave número 3, como adversários.

Marcelo Demoliner e Andrea Vavassori tiveram uma semana corrida no Marrocos (Foto: Grand Prix Hassan 2 Tennis)

Como foi a final do ATP de Marrakech

Enquanto Demoliner/Vavassori vinha de uma trajetória longa no dia, Miedler/Erler chegou descansado para a final, já que haviam jogado a semifinal um dia antes. No entanto, isto ficou de lado durante o jogo. O brasileiro e o italiano começaram muito bem e conseguiram uma quebra no terceiro game do primeiro set. Eles chegaram a desperdiçar outros sete break points, mas fecharam o set em 6/4.

Os austríacos melhoraram no segundo set e conseguiram uma quebra no quarto game da parcial, depois que Demoliner/Vavassori teve 40-0 de frente. A dupla europeia confirmou a vantagem e fechou o set em 6/3, forçando o match tie-break. Por lá, Demo e seu parceiro abriram 4-0 de vantagem e chegaram a ter 8-4, mas os adversários empataram. A reta final tornou-se emocionante e o brasileiro e o italiano levaram a melhor para fechar em 12-10.

Evolução no ranking

Esta foi a 15ª final de duplas de Marcelo Demoliner em torneios ATP, sendo seu quinto título, o primeiro ao lado de Andrea Vavassori. Demoliner teve uma grave lesão no final de 2021, semanas após sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que o deixou afastado das quadras por quase nove meses. Desde seu retorno, foi sua primeira final no circuito e, consequentemente, seu primeiro título.

Marcelo Demoliner - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 enquanto Challenger de Sanremo
Demoliner vibrante (Foto: Divulgação)

Atualmente com 34 anos de idade, Marcelo Demoliner iniciou a semana na 98ª colocação do ranking mundial de duplas. Com a campanha em Marrakech, ele recebeu 250 pontos e, assim, pegou o elevador na classificação. Dessa forma, o brasileiro ganhou 23 posições e vai aparecer em 75º lugar na próxima atualização. Andrea Vavassori, por sua vez, deve entrar no top-50 do ranking.

Laura Pigossi cai na semifinal em Bogotá

Quem também jogou semifinal de duplas neste sábado foi Laura Pigossi, no WTA 250 de Bogotá. Diferente de Demoliner, no entanto, ela não conseguiu vencer. Ao lado da belarrussa Lidziya Marozava, a brasileira perdeu para a georgiana Oksana Kalashnikova e a polonesa Katarzyna Piter porr 2 sets a 0, em parciais de 6/2 e 6/4. Pigossi também já havia sido derrotada nas quartas do torneio de simples.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis