Siga o OTD

Tênis

João Fonseca vai à final de duplas do Australian Open Juvenil

João Fonseca e belga Alexander Blockx superam rodada dupla e vão à final do torneio juvenil do Australian Open

João Fonseca Blockx Australian Open Juvenil
João Fonseca tem 16 anos (Foto: Peter Wrede/Divulgação)

É mais uma final! O brasileiro João Fonseca e o parceiro belga Alexander Blockx venceram uma jornada dupla nesta quinta-feira (26) e se garantiram na final do torneio de duplas masculinas do Australian Open Juvenil. Esta é a terceira final do Brasil nesta edição do Grand Slam disputado em Melbourne, após Rafael Matos/Luisa Stefani nas duplas mistas, e Ymanitu Silva no Quad do tênis em cadeira de rodas.

+ Brasil e Colômbia empatam no Sul-Americano Sub-20 de futebol

João Fonseca e Alexander Blockx formam a dupla cabeça de chave número 1 do Australian Open. Juntos, eles já haviam vencido dois jogos e superaram mais dois nesta quinta. Primeiro, precisaram do match tie-break para passar pelo ucraniano Volodymyr Iakubenko e o estoniano Oliver Ojakaar, em 4/6, 6/1 e 10-5. Depois, bateram os australianos Cooper Errey/Marcus Schoeman em 7/5 e 7/6 [1].

Dessa forma, eles se garantiram na grande decisão do Australian Open Juvenil. Agora, enfrentarão na final os norte-americanos Learner Tien e Cooper Williams, que são os cabeças de chave número 7 da competição. Eles tiveram uma trajetória parecida com a de João Fonseca e seu parceiro no torneio, perdendo apenas dois sets nos quatro jogos disputados. A final está programada para acontecer na madrugada desta sexta-feira (27), às 00h.

Talento brasileiro

João Fonseca tem 16 anos e é uma das principais promessas do tênis brasileiro. No ano passado, ele integrou a equipe brasileira que foi campeã da Copa Davis Junior. No Australian Open, ele também participou da chave de simples e perdeu nas quartas de final, justamente para o seu parceiro Alexander Blockx. O placar do duelo foi 2 sets a 1 para o belga, em parciais de 6/7 [7], 7/5 [5] e 6/3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta é apenas a segunda vez que um brasileiro chega a uma final do Australian Open Juvenil. A primeira foi em 2010, quando Tiago Fernandes conquistou o título de simples. Vale destacar que o país acumula seis títulos nos torneios juvenis do Grand Slams, sendo quatro de duplas – a última foi na edição de 2019 de Roland Garros, quando Matheus Pucinelli fez parceria com o argentino Thiago Tirante. O país ainda tem outros 12 vices, sendo seis nas duplas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis